“Veio em uma boa hora!”: entregas dos tíquetes do Vale Gás começam em Fortaleza e alcançam mais de 16 mil famílias

225

Com três tíquetes garantidos até dezembro, o Vale Gás Social, do Governo do Ceará, representa economia para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A cena se repete por todo o Ceará: famílias com tíquetes na mão garantindo o gás de cozinha em casa. Isso significa um respiro nas contas do mês. Em Fortaleza, a primeira fase deste ano do Vale Gás Social, programa do Governo do Estado, já começou. A primeira etapa da entrega contempla 16.207 famílias em 25 pontos da cidade, entre equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura.

No bairro Siqueira, a dona de casa Maria Elizete recebeu seu tíquete e não escondeu a alegria. “Esse Vale Gás vem em boa hora! É um dinheirinho que a gente economiza no mês, já ajuda nas compras de casa ou até mesmo num passeio com a família”, afirmou.

Neuzilene Belchior e Maria Elizete, beneficiárias da primeira entrega do Vale Gás Social, em Fortaleza.

Neuzilene Belchior, moradora do Jardim Jatobá, também foi beneficiada pela primeira vez. “Muitas vezes, quando o gás acaba, não temos dinheiro e nem sempre dá para comprar. Para a gente, foi uma grande oportunidade, porque muita gente recebia e a gente não”, relatou.

Elas estão entre as mais de 361 mil famílias que serão contempladas ao longo de 2025 com três tíquetes que garantem o botijão de gás, de forma gratuita. O Vale Gás Social é uma política pública que atende beneficiários cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário ter os dados atualizados nos últimos 24 meses e sejam beneficiárias do Bolsa Família com renda per capita até R$ 273.

Em Fortaleza, os tíquetes estão sendo entregues em 18 equipamentos da SPS e 7 CRAS, facilitando o acesso dos beneficiários. “Serão três tíquetes garantidos até dezembro, um impacto de R$ 350 para cada família. Além do Vale Gás, temos outras políticas como o Cartão Ceará Sem Fome, as cozinhas comunitárias e os cursos de qualificação. Só este ano, temos 27 mil vagas abertas”, destacou a vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero.

Francesca Ângela e Raquel Rodrigues, beneficiárias do Vale Gás Social, em Fortaleza

Para Francesca Ângela, que recebeu o benefício em nome da filha, o impacto vai além da economia. “Minha menina nunca tinha sido contemplada. Quando chegou a mensagem, ela até duvidou. Mas é verdade! É muito bom o que o governo está fazendo. Fico feliz que agora mais famílias vão ser contempladas, vai ajudar muitas, iguais à minha.”

A expectativa é concluir essa primeira etapa de entregas até 20 de julho. Quem tiver dúvidas pode acessar o site ou procurar uma das 25 unidades de atendimento. Após o fim da distribuição principal, os tíquetes também estarão disponíveis nos CRAS.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom