Várzea Alegre se destaca na apicultura e compartilha experiências em Seminário Regional

1810

O secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, Matias Alves, juntamente com o presidente e o tesoureiro da ASSAPIVA – Associação dos Apicultores de Várzea Alegre, Francisco Eulánio e Edson Carlos, participaram de um seminário regional sobre apicultura na cidade de Iguatu, no último dia 21 de setembro. O evento, que teve foco no Centro Sul do Ceará, proporcionou um espaço para a troca de conhecimentos e experiências no setor apícola.

O destaque do município de Várzea Alegre nesse seminário foi a sua trajetória de sucesso na apicultura. Matias Alves comentou sobre o modelo de desenvolvimento alcançado pelo município, que já teve seus produtos derivados do mel cadastrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), permitindo sua comercialização em todo o território nacional. “Na oportunidade, pudemos discutir várias temáticas, como a comercialização e as inovações que têm surgido na apicultura do estado do Ceará. Também tivemos a oportunidade de celebrar as vitórias que conquistamos nos últimos anos. Hoje, a apicultura de Várzea Alegre, está registrada junto ao Mapa e pode comercializar seus produtos nas compras governamentais”, destacou o secretário.

Os avanços significativos alcançados por Várzea Alegre tornaram o município um exemplo a ser seguido por outros produtores de mel nas regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará.

O presidente da ASSAPIVA, Francisco Eulánio, compartilhou sua satisfação com o progresso contínuo da apicultura local. “Estamos orgulhosos de fazer parte dessa história de sucesso. Várzea Alegre é um exemplo do que pode ser alcançado quando há dedicação e parcerias sólidas entre os apicultores e a administração pública”, afirmou Eulánio.

O tesoureiro da associação, Edson Carlos, também enfatizou a importância do evento e da participação ativa de Várzea Alegre na promoção do setor apícola.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Divulgação