Várzea Alegre abre sala de aula do EJA para catadores de recicláveis

272

Na tarde desta terça-feira, 21 de novembro, em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação e a ASCAMARVA – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, o auditório Joaquim de Sátiro da Secretaria de Educação foi o local escolhido para sediar a aula inaugural do EJA – Educação de Jovens e Adultos para 20 catadores de materiais recicláveis deste município.

Conforme J. Marcílio, secretário de Meio Ambiente, a iniciativa surgiu a partir da constatação de que a maioria dos catadores enfrenta dificuldades para assinar o próprio nome, resultando na ideia de alfabetizar essas pessoas.

De acordo informações, a Secretaria de Educação fornece todo o material escolar para estes alunos, além de providenciar a logística das aulas presenciais e online.

Serão ministradas aulas, dois dias na semana (terça e quinta-feira), de forma presencial (no próprio local de trabalho dos catadores), sendo que nos demais dias as aulas serão no formato virtual.

A professora Tereza de Jesus, que é Coordenadora da EJA, ministrará às aulas. Vale ressaltar que estes alunos estão regularmente matriculados na EJA da Escola Dr. Dário Batista Moreno.

Para o prefeito Zé Helder (MDB), cuidar bem das pessoas sempre foi a meta de sua gestão, e a abertura dessa sala de aula para a alfabetização de catadores está alinhada a esses objetivos de promoção da qualidade de vida da população.

A Secretaria de Educação enxerga na proposta, que já está em prática, uma oportunidade de ampliar o conhecimento das pessoas, pois a educação representa mais dignidade, atenção e respeito a todos.

Autor: Da redação com ascom/Marcos Filho/Foto: Tadeu Ferreira