“Quando discutimos o direito das pessoas, tudo é muito importante”.
Com o objetivo de reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade roraimense com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social em Roraima. Acontece nos dias 27 e 28, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a III Conferência da Igualdade Racial, “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo”.
Segundo o secretário da Sejuc, Waney Vieira, é importante que a população participe do evento e colabore na elaboração das políticas que irão compor o Plano Nacional. “Todas as ações inclusivas do Estado visam aumentar a participação popular e facilitar o acesso dos serviços prestados pelo poder público”, enfatiza o secretário Waney.
Os mestres doutrinadores do Vale do Amanhecer de Boa Vista, Rogério Ribeiro e Daniel Miller e a Associação de Umbanda, Ameríndios e dos Cultos afro-Brasileiros do Estado de Roraima-Usuaer, estão otimistas, de acordo com Rogério Ribeiro. “Este é um momento importante para que possamos dar um passo à frente na questão da igualdade, do respeito e abertura às demandas de todas as etnias” afirmou Ribeiro. Para a presidente da Usuaer, Claudia Furtado “Precisamos estar atentos para que as ações e políticas propostas estejam de acordo com anseios da comunidade para colocar fim à desigualdade” lembrou Claudia.
A programação vai até o final da tarde com a formação de grupos de trabalhos temáticos para apresentação de propostas e escolhas dos delegados (as) que comporão a delegação que representará Roraima na etapa nacional, em Brasília.
Sobre a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III Conapir
A III Conapir será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegadas(os) participam do evento. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais de cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem até 30 de agosto, debatem os assuntos que destrincharão o grande tema central da III Conapir: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”.
O Brasil tem uma notável trajetória na realização de conferências, que ganharam progressivamente o papel de importante instrumento de participação social para a discussão, elaboração e controle das políticas públicas. A interlocução com todos os segmentos da sociedade civil, estados e municípios é decisiva para a construção de um novo Brasil, pois confere maior legitimidade às ações de governo e torna o país uma referência para outras nações do mundo.
Ascom: Ajano do Amanhecer