Usuários do Viva Comunidade recebem cadeiras de rodas

1048

Usuários do Viva ComunidadeO Governo de Roraima, por meio da secretaria de Estado da Saúde (SESAU), entregou nesta quinta-feira (05), 57 cadeiras de rodas para pessoas cadastradas no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD), do Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (NERF). A entrega beneficiou doze usuários do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), que receberam cadeiras de rodas motorizadas e adaptadas.

Foram entregues 21 cadeiras de rodas às pessoas tetraplégicas, 26 cadeiras de rodas juvenis, além de seis cadeiras de rodas infantis e quatro motorizadas, adquiridas pelo Estado para suprir a demanda do PAPD.

Para a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta esse foi um momento muito importante para as pessoas que dependem das cadeiras de rodas para se transportar. “Essas cadeiras de rodas representam mais locomoção e mobilidade para os nossos usuários e outras pessoas da comunidade, o que contribui para a qualidade de vida dessas pessoas, os tornando mais independentes”, disse.

Conforme o Governador a entrega faz parte de uma aquisição de mais de 500 meios de locomoção, que atenderão as demandas do NERF. “Investimos mais R$310 mil para garantir que as pessoas com deficiência do nosso Estado, cadastradas no Núcleo de Reabilitação, sejam atendidas com as cadeiras adequadas para cada tipo de deficiência, representando nosso compromisso e respeito por essas pessoas, que merecem nossa atenção e carinho”, relatou.

Leandro Elias Lima, 26, sonha em cursar uma faculdade e afirmou que o equipamento vai facilitar essa conquista. “Estou muito feliz com essa cadeira que recebi. Agora poderei voltar a cursar o ensino médio e tenho certeza que com essa ajuda realizarei o sonho de fazer uma faculdade”.

UNIDADE – O Viva Comunidade oferece atendimentos especializados nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto. Além de ofertar cursos de qualificação profissional, favorecendo o completo exercício da cidadania pelas pessoas com deficiência. Atualmente a unidade atende mais de 600 pessoas com diversos tipos de deficiência, com acompanhamento diário de uma equipe formada por mais de 244 profissionais.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO