Unidos Contra o Câncer: Instituto Cigano do Brasil realiza ação contra câncer de mama e próstata

1046

O 1º Outubro Rosa e Novembro Azul Cigano aconteceu em Pindoretama

O Instituto de Cultura, Desenvolvimento Social e Territorial do Povo Cigano do Brasil, em parceria com a prefeitura de municipal de Pindoretama, do governo do estado do Ceará, através da secretaria da saúde e do Movimento Outubro Rosa Ceará, realizou nesta terça-feira (13/11), 42 calens (ciganos), participaram do I Outubro Rosa e Novembro Azul Cigano em Pindoretama e no Brasil.

Estatística

De acordo com Ministério da Saúde, estima-se que a cada 100 mil mulheres, 59 mil são detectadas com câncer de mama. Apesar da doença se manifestar com mais incidência nas mulheres, homens também podem ser diagnosticados com este tipo de câncer.

A ação

A iniciativa foi acompanhada de perto pela assistente social do município Janaína Costa, a enfermeira Roseli Fabricio e o orientador social Carlos Silva que destacaram, “A informação é uma das principais armas contra o câncer de mama e de próstata extremamente necessárias para que as orientações visando à prevenção do problema cheguem de forma maciça à população”.

De acordo com o presidente do Instituto Cigano do Brasil, o calon Rogério Ribeiro, a prevenção é um diferencial, foi à primeira ação no Ceará e no Brasil concretizando o compromisso para a garantia de Saúde 100% inclusiva, “A ação tem como objetivo alertar as mulheres ciganas e homens ciganos sobre os riscos das doenças, bem como incentivá-las (lós) a buscar o diagnóstico precoce, o que representa maiores chances de cura” disse o presidente.

Câncer de mama

A coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, falou da perspectiva de promoção de saúde e auto cuidado e saúde inclusiva do Povo Cigano, na oportunidade informou como fazer o autoexame de que é detectado um nódulo (caroço) fixo, endurecido e, geralmente, indolor. A pele da mama pode ficar avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, com alterações no bico do peito, pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.  Os profissionais da saúde também orientaram os calens  sobre alimentação e atividade física.

Câncer da próstata

A enfermeira, Roseli Fabricio, falou sobre a sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). “Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal”  disse a enfermeira.

Impacto do diagnóstico

A psicóloga, Renata Célia, explica que o impacto do diagnóstico é grande para a maioria das pessoas que recebem o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e de todos que estão à sua volta, “Em nossa experiência, cada indivíduo chega de uma forma diferente. Há os que passam por todas as fases de negação, revolta, depressão, aceitação e há os que já aceitam tudo muito bem desde o início” destacou a psicóloga.

O chefe dos ciganos de Pindoretama, Cícero Cigano agradeceu a presença de todos, “ é importante para nosso povo cigano essas palestras , traz conhecimento, tudo isso graças a nosso primo cigano Rogério  que vem lutando pelo nosso povo cigano do Ceará”

O cigano Adriano Vicente, decidiu fazer o exame de próstata, pela terceira vez “Quero agradecer meu primo calon Rogério, nosso líder cigano, por ter trazido para nosso rancho essa ação com todos vocês da saúde e da prefeitura de Pindoretama, quero dizer também que minha saúde é muito mais valiosa e por isso é preciso cuidar dela” disse o calon

A cigana, Joana Silva assistiu as palestras atentamente, “Aprendi muitas coisas aqui,  nós ciganas precisamos também se cuidar, essa doença mata” contou a cigana.

Sorteios de blindes e entrega de certificados

Todas as rodas de conversas foram bastante interativas e bem descontraídas, envolvendo os presentes. No final houve sorteio de camisetas e para as crianças foram distribuídos bonés e garrafinhas porta água, na oportunidade o Instituto Cigano do Brasil em parceria com a Pastoral dos Nômades do Brasil, que enviou os decretos pela pessoa do Frei Romão, para ser entregue os ciganos.  O decreto que instituí o Dia Nacional do Cigano, a ser comemorado no dia 24 de maio de cada, através do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Pautas de Política Pública da Saúde cigana

Respeitar a cultura cigana e suas tradições, sobretudo as mulheres ciganas quando ao atendimento por profissionais mulheres;

Incentivo a realização de campanhas educativas de prevenção ao câncer de mama para as mulheres ciganas: “Outubro Rosa Cigano”;

Garantir exames de mamografia para mulheres ciganas;

Garantir as ciganas e notifica imediato dos resultados alterados dos exames de mamografia e demais exames por um profissional especifico da saúde;

Representação Cigana no Conselho Estadual de Saúde.

Autor: José de Paulo ascom Instituto/Foto: Edcarlos Holanda