TRE-RR realiza reunião para discutir criação de seções eleitorais

761

Eleitor votandoA possibilidade de criação de novas seções eleitorais para as eleições gerais de 2014 será discutida amanhã (21), a partir das 8h30, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Participam da reunião o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, o vice presidente/corregedor do TRE-RR, desembargador Lupercino Nogueira, os juízes das oito zonas eleitorais do Estado e o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Roraima, André Vasconcelos.

Após participar da 43ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada no Centro Regional do Lago do Caracaranã, no Município de Normandia, no último dia 14, o desembargador Mauro Campello informou que recebeu nove documentos elaborados pelos tuxauas solicitando os serviços da Justiça Eleitoral Itinerante.

“Verificamos que existem muitas comunidades indígenas distantes das sedes das zonas eleitorais e com dificuldades para chegar até a seção eleitoral no dia da votação. Atualmente, existem mais de 14 mil eleitores indígenas no Estado, o que representa 11% da população. Como nossa política é promover uma maior inclusão desses povos em todo processo eleitoral, iremos discutir a possibilidade de criar seções em locais estratégicos, proporcionando maior comodidade aos eleitores que moram nessas localidades”, ressaltou Campello.

De acordo com a legislação eleitoral, na capital, cada seção deve ter no máximo 400 eleitores e no interior o número cai para 300. Além disso, o Código Eleitoral prevê que não pode ser instalada nenhuma seção com menos de 50 eleitores.