Transnordestina: Deputado Luiz Gastão participa de reunião com ministro dos Transportes

332

O deputado federal Luiz Gastão-LG (PSD-CE) participou, na manhã desta quarta-feira (1°/03), de uma reunião com a bancada parlamentar do Ceará e Piauí para discutir o andamento da Ferrovia Transnordestina, que ligará o município de Eliseu Martins, no Piauí, aos Portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco, com extensão total de 1.753 km.

Principais obras

A Transnordestina é uma das principais obras de desenvolvimento do Nordeste, pois tem um papel fundamental no escoamento de produção. Além de aquecer a economia brasileira, a ferrovia vai trazer grandes vantagens para os segmentos comercial, industrial e agropecuário.

Parada por três anos

A Transnordestina pertence à iniciativa privada, como uma subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior siderúrgica da América Latina. Porém, ela recebe forte aporte do governo federal. A construção chegou a ficar completamente parada por três anos, entre 2017 e 2020, após o Tribunal de Contas da União (TCU) suspender o repasse de dinheiro público por “risco concreto de danos ao erário”.

Luiz Gastão diz que 1º fase da Transnordestina deve ser entregue em 2025, “A conclusão da ferrovia deve acontecer em 2025. Com a obra finalizada, será possível transportar insumos para grandes portos da região Nordeste do país, entre eles o de Pecém, em nosso estado, e desenvolver as regiões por quais a ferrovia passar, sobretudo no interior” destacou o parlamentar

BR-116

Com relação a  BR-116, o deputado informou que esteve com  o governador, Elmano de Freitas (PT) que  planeja duplicar o trecho que vai da Estrada do Algodão (CE-060) até Juazeiro do Norte. De acordo com a proposta, a ideia é facilitar o trânsito entre a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o Cariri. Conforme o petista, a duplicação da BR-116 ficaria “meio que ao lado da Transnordestina”, o que poderia ser aproveitado para a construção de um porto seco, que, segundo o gestor, poderia estar na região do Sertão Central ou no Cariri.  “Estive reunido com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, para apoiar a retomada desta obra.” Disse Luiz Gastão.

Presenças

Além dos governadores do Ceará e do Piauí, participaram do encontro os senadores Augusta Brito (PT-CE), Cid Gomes (PDT-CE), Jussara Lima (PSD-PI) e Marcelo Castro (MDB-PI).

Além dos senadores, também participaram deputados federais, Luiz Gastão (PSD/CE), José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula (PT) na Câmara, Célio Studart (PSD-CE), Eunício Oliveira (MDB-CE), Júlio César (PSD-PI) e Júlio Arcoverde (PP-PI).

Autor: Portal RRInterativo com informações/Fotos divulgação