Trânsito será tema de audiência pública na Câmara amanhã

700

A inciativa foi do vereador Mário Cesar (PSDB)

A Câmara Municipal de Boa Vista, realizará nesta quinta-feira (16), uma audiência pública para discutir a situação do trânsito na Capital.  Com o tema “trânsito em boa vista. Causas, consequências e soluções para diminuir o alto índice de acidentes”, a inciativa partiu do vereador Mario Cesar PSDB com base em dados nacionais que apontam Boa Vista como o segundo trânsito mais violento do país. O evento inicia às 9h no plenário da Câmara de Boa Vista.   O vereador acredita que é necessário organizar e resolver a situação do trânsito de maneira responsável e com uma certa urgência por parte das autoridades. “É preciso pressa para se encontrar uma solução para o grave problema dos acidentes em nossa capital. Boa Vista precisa deixar de ser conhecida como violenta e passar a ser vista como tendo um trânsito ordeiro e pacífico”, afirma.

DADOS – Conforme levantamento feito pelo vereador Mário Cesar,  dados estatísticos da Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), apontam que só nos primeiros três meses deste ano a quantidade de boletins de ocorrência registrados naquele órgão já somam 47% do total dos registros acontecidos em 2012. No ano passado, a DAT apurou 3.434 acidentes de trânsito no Estado. Este ano, só nos meses de janeiro, fevereiro e março, 1.632 ocorrências já foram informadas, 767 a mais que o registrado no mesmo período de 2012. O número de mortes também é maior: 28 pessoas chegaram a óbito por conta deste tipo de acontecimento neste trimestre. No mesmo período do ano passado foram 25 as vítimas destas fatalidades

 

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, o numero de amputações em Roraima teve um aumento de 35% nos últimos dois anos. Apesar de não possuir dados referentes ao primeiro trimestre de 2013, informou que em 2011 foram realizadas 53 amputações. Já em 2012 foram 81 procedimentos no Hospital-Geral de Roraima (HGR). A maior parte das amputações registradas no período compreendido entre os anos de 2011 e 2012 ocorreu em membros inferiores. No total, foram contabilizadas 16 ações médicas deste tipo. Ainda de acordo com a Sesau o Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf) recebeu 761 novos pacientes só no segundo semestre de 2012, sendo 371 vítimas de traumas ortopédicos. Desses, 166 são pacientes de acidentes de trânsito.  Assim, quase 45% dos usuários com trauma ortopédico atendidos no Nerf são vítimas de acidentes de trânsito.

Ascom/foto: CMBV