Tocantins: Segunda etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas inicia na próxima segunda

862

Na próxima semana, de 17 a 21 de agosto, o Governo do Estado de TO e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) realizam mais uma etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Nessa segunda etapa, ocorre a ação assistencial cirúrgica, momento em que 11 pacientes serão submetidos a procedimentos de coluna.

Em julho, os pacientes passaram por uma avaliação pré-operatória com atendimento ambulatorial no Hospital Geral de Palmas (HGP) e os que foram considerados aptos pela equipe médica a passarem pelos procedimentos serão atendidos nesta semana. No total, onze pacientes passarão pelas cirurgias que irão contar com a atuação de 19 profissionais do Into, além de profissionais do HGP que auxiliarão nas cirurgias.
“Esses são pacientes que já estavam cadastrados na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade e vão poder ser operados. Para um gestor esse é motivo de alegria, já que mesmo com algumas condições que interferem em nossa capacidade, trabalhamos para que nossos pacientes sejam atendidos no menor prazo possível”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha.
A terceira etapa do mutirão acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro, sendo destinada aos pacientes que serão submetidos a procedimentos de joelho com implante de prótese.
A diretora-geral do HGP, Renata Duran, ressaltou a importância da ação para os pacientes. “É extremamente relevante essa ação, considerando que os usuários estão na espera e vão poder contar com uma equipe altamente qualificada”, afirmou.
Um paciente que não vê a hora de voltar á vida normal é o lavrador Adenilton Ferreira Lima, morador de Lavandeira, cidade localizada na região sul do Estado. Devido a dores na coluna, Adenilton não trabalha há mais de um ano. “Graças a Deus que consegui esta oportunidade e tenho a esperança que após a cirurgia poderei voltar a trabalhar”, disse confiante.
Outra paciente que será beneficiada com o mutirão de cirurgias ortopédicas é a artesã Adriana Machado, de 55 anos. Moradora de Palmas, ela conta que recebeu a notícia com muita alegria. “Quase não aguento andar e não estou fazendo mais meus artesanatos por conta das dores, tomara que dê tudo certo”, disse.
A ação assistencial faz parte do projeto Suporte, que acontece graças ao Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia/Ministério da Saúde que desenvolve ações em todo o País.  O projeto Suporte visa à integração e à assistência em traumato – ortopedia e reabilitação, atendendo principalmente na região Norte do Brasil.

Autor: Ascom/Luciana Barros/Governo no Tocantins/Foto: Frederick Borges