Teresa articula com Ministro da Saúde implantação de duas UPAS em Boa Vista

668

A prefeita Teresa Surita se reuniu esta semana com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e conseguiu incluir a Boa Vista no plano de instalação das Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h. A Capital deverá receber duas unidades, complementando a rede de atendimento emergencial que hoje é limitada aos serviços oferecidos no setor de emergência do Hospital da Criança, na Policlínica Cosme e Silva e no Hospital Geral de Roraima.

“Essa é uma vitória importante para nossa cidade que nos permitirá oferecer mais qualidade de atendimento à nossa população, refletindo na estruturação de toda a rede de saúde. As UPAS funcionam 24 horas e serão fundamentais também para acompanhar o crescimento populacional de Boa Vista que influencia diretamente, no aumento da demanda pelos serviços de saúde”, explicou Teresa.

O encontro aconteceu em Brasília-DF e teve a participação do senador Romero Jucá, do Governador José de Anchieta e do secretário municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes. A reunião serviu ainda para discutir a situação de emergência da saúde municipal. Teresa apresentou dados sobre a condição em que sua gestão recebeu a pasta e as prioridades que precisam ser atendidas para normalizar os serviços oferecidos à população.

A prefeita também conseguiu viabilizar o projeto de reforma da UTI do Hospital Santo Antônio, única unidade pediátrica de Roraima. “Nós vamos trabalhar na reforma da UTI e ampliação do Hospital Infantil e na reforma de todas as unidades de saúde. Essa reunião foi importante, avançamos muito e agora, vamos trabalhar no andamento legal para, de fato, termos os resultados que todos esperam”, disse Teresa.

O senador da República, Romero Jucá avaliou como positivo o apoio do Ministério da Saúde para o Estado. “Foi um encontro muito importante com o ministro Alexandre Padilha onde conseguimos articular a recuperação do Hospital Santo Antônio, construção de duas unidades 24 horas e a reforma das unidades básicas. Também falamos sobre a parceria entre o Estado e Município que é fundamental para atender à população de Boa Vista”, explicou o senador.

UPAS – As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Secom/foto:PMBV