Técnicos do Ministério da Justiça chegam a Roraima para viabilizar o projeto de Registro de Ocorrências no Brasil

795

Sinesp1Técnicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) chegaram a Boa Vista nesta madrugada, 15 e já iniciaram o processo de levantamento de requisitos do funcionamento dos procedimentos policiais de Roraima. Posteriormente eles desenvolverão o Sistema de Registro de Boletim de Ocorrência que será piloto no Brasil, com previsão de implantação em março de 2014.

O levantamento desses requisitos e o desenvolvimento dos sistemas a serem implantados em Roraima são coordenados por Rogério Carneiro, que é o gerente de Projeto do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) e pelo coordenador de pesquisa da Senasp, Rafael Rodrigues.

“Esse é o primeiro trabalho que realizamos. É o start para transformar Roraima no piloto para o País inteiro, em relação aos sistemas que vamos desenvolver para as Polícias no País”, disse Rogério Carneiro.

Segundo ele, será feito o levantamento da infraestrutura do Estado, para verificar o que precisa ser melhorado, para que sejam feitas as propostas dos investimentos a serem feitos.

“Junto com esse trabalho, a Senasp vai liberar recursos para o Estado fazer o investimento em infraestrutura para que os sistemas funcionem bem. O segundo passo é o desenvolvimento dos sistemas. Vamos implantar o sistema de atendimento e despacho, que está sendo desenvolvido em nível nacional e o Sistema da Polícia Civil, iniciando pelo Boletim de Ocorrência”, explica.

Quanto ao investimento em infraestrutura pela Senasp, Rogério Carneiro observa que o foco é a aquisição de equipamentos de tecnologia para o funcionamento dos sistemas, tanto na parte de telefonia, de comunicação de dados, servidores de banco de dados e servidores de aplicação.

“Essa semana vamos iniciar o trabalho e avaliar o resultado do levantamento e assim estabelecer prazos. Mas, acreditamos que em março tenhamos o sistema implantado aqui na Capital. Porém é preciso avaliar os possíveis problemas ao longo do processo e atender a expectativa do Estado, que tem suas especificidades”, disse.

Durante toda a manhã e tarde desta terça-feira os dois coordenadores estiveram reunidos com o secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante, o chefe da Divisão de Convênios da SESP, delegado Jimmy Santana e o chefe do Setor de Informática, Mozart Pinho.

Segundo Sá Cavalcante o levantamento desses requisitos é extremamente importante para que a Senasp possa avaliar as dificuldades estruturais, saná-las e assim iniciar o processo de implantação do Registro de Boletim de Ocorrência.

“Os técnicos irão a todas as unidades de Segurança do Estado para fazer esse levantamento. Roraima terá o privilégio de ser o primeiro no Brasil a ter esse sistema, que é inovador e vai nos permitir um salto de qualidade no momento da realização do boletim de ocorrência e outros procedimentos como o despacho de ocorrências e até a elaboração de peças do Inquérito Policial, Auto de Prisão em Flagrante, Termo Circunstanciado de Ocorrência e também estatísticas em tempo real”, disse o secretário de Segurança Pública.

SINESP – Durante o Encontro do Conselho Regional do Sinesp – Norte, que aconteceu no dia 27 de agosto deste ano em Boa Vista foi anunciado que a Senasp escolheu Roraima para ter o piloto do Sistema de Registro de Ocorrências que será integrado a um grande banco de dados nacional.

O Sinesp é uma ferramenta de informações integradas que tem como principal objetivo subsidiar a realização de diagnósticos sobre criminalidade, a formulação e avaliação de políticas públicas e promover a integração nacional de informações.

Ascom: SESP-RR