Agentes do Setor de Operações da Delegacia de Alto Alegre efetuaram na noite da última quarta-feira, 29, a prisão do técnico ambiental Rainor Abensour de Souza, 62, por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo informações do delegado titular da delegacia de Polícia Civil do Alto Alegre, Douglas Gabriel Cruz, os agentes de Polícia realizaram a abordagem ao veículo Toyota, placa NAH-3127, na RR 205, conduzido por Rainor Silva, que na ocasião estava acompanhado de L. F. R., 34.
De acordo com relatos de Rainor Souza, L. R., somente o acompanhava para que ele não andasse só, pois já tinha sido ameaçado de morte por pessoas na área da Floresta Nacional, local onde trabalha.
O veículo Toyota pertence ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e era usado para fazer o carregamento da madeira, tais como22 pernamancas, um motosserra marca Sthil, sem corrente, um motosserra marca rushama, com corrente.
Durante a vistoria no veículo foi encontrado também um revólver calibre 38, com numeração raspada. Rainor Souza assumiu que a arma era sua e alegou que estaria sofrendo ameaças e que a arma seria para uso em legítima defesa.
Disse ainda que a arma teria sido doada por G. S., ex-diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), já falecido. Ainda segundo o acusado a madeira seria beneficiada e depois utilizada na construção de uma garagem para a sede do IcMBIO em Alto Alegre.
Após ser ouvido e passar pelo exame de corpo de delito, Rainor Souza foi encaminhado à Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), onde ficará a disposição da justiça.