A Prefeita Teresa Surita está desenvolvendo ações para reestruturar o trânsito da capital. O objetivo é reduzir o número de acidentes e garantir segurança aos pedestres e condutores. O analista Luís Miura, que já trabalhou na organização do trânsito da capital, será um dos responsáveis por elaborar o plano de modernização do trânsito de Boa Vista.
“Precisamos modernizar o trânsito da capital. Melhorar questões importantes como respeito às leis, sinalização, segurança, mobilidade e acessibilidade. Será um trabalho complexo, que resultará em mudanças para o bem estar da população”, disse a prefeita Teresa Surita.
Na avaliação de Luís Miura, o trânsito da cidade está desorganizado, fator que aumenta as chances de acidentes graves, inclusive, com vítimas fatais. Segundo ele, a sinalização que existe é antiga, implantada há 10 anos. “Será preciso retornar as ações que foram feitas durante a segunda gestão da prefeita Teresa. Restaurar o que foi feito e evoluir em ações para administrar melhor o grande número de veículos e pessoas que existe na cidade”, afirmou.
O plano de reestruturação atende uma das metas do plano de trabalho da prefeita Teresa, enfatizando a educação para o trânsito. “Trabalhamos com ações para conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre. Percebo que o trabalho iniciado há 10 anos por Teresa continua surtindo efeito. Mas, precisamos intensificar as campanhas educativas para alcançar a nova geração”, disse Miura.
Conforme Miura, os pontos críticos de congestionamentos da cidade serão avaliados e a substituição das rotatórias deve acontecer após uma análise técnica. Ele disse que será necessária a formação de parcerias com os órgãos do sistema de trânsito para definir a responsabilidade de cada um e formar uma força tarefa na organização da cidade.
A reestruturação do trânsito de Boa Vista adotará ações para esclarecer de forma clara a responsabilidade que cabe ao pedestre, condutor e ciclistas para tornar o trânsito mais seguro. “O grande desafio é proporcionar à população o clima de trânsito mais humanitário e cidadão. Trabalhar os espaços públicos para que cada usuário utilize seu espaço de maneira democrática”, explicou.
Secom:PMBV/foto: Reynesson Damasceno