Sesc lança Calendário de Cultura 2013

561

O Serviço Social do Comércio – Sesc lança nesta sexta-feira, 8 de março, o Calendário de Cultura 2013. O evento é gratuito e será realizado a partir das 19h, no Teatro Jaber Xaud, localizado no Centro de Atividades do bairro Mecejana e contará com shows musicais de Sérgio Barros e Euterpe.

Em 2013, o Sesc realizará mais de 60 atividades culturais, abrangendo diversas vertentes de expressões artísticas, tais como: shows musicais, espetáculos teatrais e de dança, exposições de arte e fotografia, festivais na cidade e na fronteira com a Venezuela/Guiana, literatura e poesia, mostra de cinema, entre outros.

O presidente do Sesc em Roraima, Airton Dias, destaca a importância do investimento em cultura, realizado pela instituição. Para ele, além de valorizar o artista local, o Sesc também garante o acesso às atividades artísticas de outras regiões.

“Nossa instituição tem o foco de sempre apoiar o artista local, pois é preciso prestigiar aqueles que trabalham com a cultura em Roraima. O intercâmbio cultural também é uma de nossas preocupações, pois precisamos promover a troca de experiências entre os artistas e garantir o acesso aos movimentos culturais para a comunidade roraimense”, disse o presidente Dias.

Entre as principais atividades agendadas para 2013, destaca-se a realização da 9ª edição do Sesc Fest Rock, que vem ganhando proporções ainda mais profissionais em termos de estrutura de palco, som e iluminação, além de atrações de nível internacional. Ainda na vertente musical, o projeto Canta Roraima, que busca promover o trabalho de artistas locais, também será um dos destaques diante as diversas atividades realizadas pelo Sesc.

A tradicional Feira de Livros do Sesc já está em sua 23ª edição, resultado do empenho e dedicação para a realização desta atividade. Para este ano o Sesc preparou uma programação especial para o público infantojuvenil.

“A promoção da Literatura é importante para o desenvolvimento cultural da nossa comunidade. O Sesc realiza esse trabalho com muito carinho, pois tudo que envolve criança é muito mais fácil e divertido de se trabalhar”, disse Carolina Andrade, gerente de Cultura do Sesc.

O cinema também terá espaço entre as dezenas de atividades culturais do Sesc neste ano, como a realização da 4ª Semana do Audiovisual (Seda). Serão oferecidas oficinas e atividades de incentivo e iniciação para os apreciadores da Sétima Arte.

A promoção de espetáculos teatrais é outra marca registrada das atividades culturais do Sesc. Além de incentivar os grupos locais, oferecendo espaço e apoio para realização de artes cênicas, o Sesc traz todos os anos para Roraima o Palco Giratório, com espetáculos teatrais de outras cidades do País.

O Sesc em Roraima está inserido na Mostra Sesc Amazônia das Artes, que promove o intercâmbio de artistas de região Amazônica. Neste ano a Mostra trará dezenas de artistas para nosso estado, abrangendo movimentos artísticos musicais, teatrais e dança.

A Galeria Franco Melchiori receberá diversas exposições de artistas locais e de outros estados. Já estão agendadas exposições fotográficas, de artes plásticas, móveis ecológicos, esculturas, entre outros.

Ascom:sesc-RR/foto:sesc-RR