Iguatu

A categoria de servidores municipais de nível superior da prefeitura de Iguatu-Ce realizaram mais uma paralisação de suas atividades profissionais por não aceitarem o reajuste de apenas 3% proposto pelo Prefeito Municipal Aderilo Alcantara, e como mais um ato de protesto, na manhã de hoje (23), juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SPUMI, concentraram-se na entrada da prefeitura municipal, desde as 8h da manhã, com intuito de sensibilizar a administração pública a negociar o reajuste salarial da categoria, contudo a entrada dos servidores foi impedida pela guarda municipal, alegando ordens superiores, não permitindo a entradas dos servidores que silenciosamente se posicionaram em frente ao prédio.
Segundo um dos guardas a frente do paredão, a ordem seria de permitir apenas a entrada de uma comissão de servidores, informando ainda que o prefeito não estaria nas dependências do prédio. Apesar dos servidores estarem de forma ordeira e pacifica em um ato de manifesto legitimo, não abriram mão do impedimento, a viatura da polícia militar (RONDA) foi acionada pelos servidores que insistiam resistentes na tentativa de entrarem, enfrentando uma longa batalha.
Muitos foram os argumentos apresentados pelo servidor Mauricélio Rocha, que argumentava com a administração representada pelo Procurador Assistente do município, Brian Oneal Rocha, que os servidores estavam querendo apenas usar do direito de ir e vir de qualquer cidadão que tem seu direito assegurado de acessar qualquer órgão público e a administração estava os impedindo de acessar tal direito. Após muita conversação, enfim os servidores conseguiram ter sua entrada garantida e suas reivindicações escutadas.
Confira o vídeo.
Entenda
Os servidores municipais do nível superior reivindicam junto a administração municipal a revisão do percentual de 3% oferecido pela prefeitura, salienta-se que a inflação no ano passado foi de 10,6%, consequentemente, aceitar a proposta da prefeitura representaria uma defasagem salarial para estes trabalhadores (as) de 7,6%, lembrando que a atual administração do Prefeito Aderilo Alcântara não aplicou reajuste salarial para estes profissionais nos anos de 2013 e 2014, gerando apenas nestes anos uma defasagem de aproximadamente 13%.
Segundo o engenheiro Agrônomo Mauricélio Rocha, a proposta do Prefeito Aderilo é imoral, desrespeitosa, impraticável do ponto de vista do que é justo e inviável considerando os aspectos econômicos e financeiros. Portanto nesse momento solicitamos que a gestão tome medidas para realizar contenção de gastos (Enxugar a folha salarial) e exigimos a aplicação de um reajuste de 10,7% para os trabalhadores (as) do nível superior do município de Iguatu. Explicou Rocha.
A assistente social Rita Clares chamou de desrespeitosa a proposta do prefeito e afirmou que os servidores estarão resistentes na luta, disse ainda que caso o prefeito não apresente a documentação solicitada pelos servidores até amanhã (24) às 10 horas, a direção do SPUMI, juntamente com sua assessoria jurídica convocará uma nova paralisação no turno da tarde e caso as negociações não avançarem a proposta será de convocação de nova assembleia para deflagração de greve dos servidores, o que infelizmente comprometerá o atendimento à população.
Saiba Mais
Sem acordo sem reajuste: Servidores de nível superior de Iguatu recusam 3,% e fazem paralisação
Autor: Da redação do RR/ Fotos: Divulgação