Será que vai faltar água? SAAE/ Iguatu alerta para a necessidade de economia de água

1230

Crise hídrica: O açude Trussu em Iguatu acumula apenas 23% de sua capacidade. O racionamento de água ronda Iguatu e Acopiara. A cultura brasileira do desperdício está com os dias contados.

Antes era apenas um cenário de atenção, agora é de alerta diante da baixar do açude Trussu em Iguatu que acumula apenas 23% de sua capacidade

O SAAE/Iguatu acendeu o alerta amarelo, para um possível racionamento de água se a população não aprender a economizar o precioso liquido.

edval lavorNa manhã desta terça-feira (27/10) o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu, através do Superintendente da companhia, Edval Lavor, decretou estado de alerta, “Devido à baixa do rio Trussu que hoje é de 23% e não de 33¨% como foi divulgado. Vamos inicia uma campanha de combate ao desperdício de água e a sensibilização da comunidade, não é racionamento, porém se chegar a população vai estar habituada a ter o controle do desperdício e preparada para um consumo consciente” explicou Lavor, que acrescentou que as campanhas vão ser através de divulgação na mídia e através de cartazes, folders e outdoor . Então se as previsões se concretizarem iremos no próximo ano racionar a água nas torneiras na tentativa de evitar um colapso em nossa cidade

O reservatório é responsável pelo abastecimento de Iguatu, Acopiara e a perenização do rio de mesmo nome e trecho do Rio Jaguaribe.

A escassez de água (em quantidade e qualidade) será um sério desafio ao desenvolvimento no futuro, pois em muitas regiões a demanda de água para indústrias e abastecimento doméstico estará competindo cada vez mais com a demanda para produção agrícola.

Muitas pessoas ainda não se deram conta de que a falta de água doce é uma realidade que assusta e que tem mudado a rotina de milhares de famílias. Por exemplo, estados como Rio de Janeiro e São Paulo que já enfrentam seria crise, por falta de água.

Baixa no Trussu

acude trussuEm setembro de 2014 o açude Trussu,  estava com 54% de água armazenada.

Em junho deste ano (2015), o Trussu estava atualmente com apenas 41,02% da sua capacidade a menor marca em toda sua história.

Em menos de quatro meses baixou para 23%, hoje é a triste realidade, vale ressalta que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), divulgou no ultimo dia 22 de outubro que 33% de sua capacidade.

Isso corresponde que temos 70 milhões de metros cúbicos e não 102 milhões de metros cúbicos, como foi anunciado e Inicio do ano vamos ter apenas 20%.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro/Foto: Divulgação Trussu