Semana do Município leva serviços gratuitos à população de Iguatu

1598

Ação municipal da Prefeitura de Iguatu leva diversos atendimentos à comunidade do bairro Vila Moura.

Nessa segunda-feira (23), foi à vez dos moradores da Vila Moura e Vila Neuma serem atendidos com os serviços da ação global, em comemoração o aniversário do município, realizada pela Prefeitura de Iguatu, por meio das secretarias.

A ação esta sendo realizada na Av. Amália Brasil, ao Centro de Educação infantil – CEI, Maria Eunice Rocha Lima, onde os moradores receberam diversos atendimentos nas áreas de saúde, de assistência social  expedição de documentos, oficinas, palestras e atividades recreativas  entre outros.

prefeito evento

 

De acordo com o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT) e o vice, Marcos Sobreira (PDT), a semana do município começou dia 20 e encerra na próxima quarta-feira (25), a ação municipal foi pensada para servir a população, com diversos serviços de qualidade que são destinados exclusivamente a comunidade. “É uma ação integrada a qual reúne serviços gratuitos de diversas Secretarias Municipais em um só lugar. Além de levar serviços básicos à população, esta é a oportunidade de aproximar o Poder Público municipal da sociedade” destacaram.

A assistente social do CEMEAR, Klesia Pereira, durante a Ação Social, a população teve acesso a orientações de combate à violência contra a mulher, orientação assistencial, aferição de pressão e teste de glicemia, solicitações e parcelamento de dividas com o SAAE, bem como palestras sobre orientações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, “Estamos trabalhando em conjunto com os profissionais e técnicos do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Assistência Social, assim, aqui estamos para atender a comunidade” disse por telefone Klesia.

23 f

A equipe do Portal RRinterativo conversou via celular com a população, a dona de casa Fátima da Silva, 42 anos,  é moradora na Avenida São Gabriel, “Muito importante essa ação aqui, porque somos carentes e precisamos de tudo”, destacou Fátima.

O senhor Vicente Francisco Silva, 58 anos, também foi um dos atendidos, ele mora na Vila Neuma, definiu “Gostaria de agradecer ao prefeito Ednaldo Lavor e às secretarias envolvidas pelo empenho para que essa ação acontecesse. A Vila precisa muito de ações assim” afirmou.

23 c

A estudante Leila Maria dos Santos, 24 anos, trouxe sua filha Ana Luiza, de seis anos, para aproveitar todas as atividades infantis e conhecer mais sobre os serviços da Ação Municipal. “Vim com o minha filha para passar um tempo com ela e também para ela brincar a vontade. Também aproveitei a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os serviços que a Prefeitura oferece”, declarou Leila.

Palestras e orientações

Orientações de como evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zica:

Orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados:

Orientações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis:

Orientação sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF:

Orientação sobre o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos:

Crianças, adolescentes, idosos mulheres e qualquer pessoa que tenha sofrido violação de seus direitos:

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa;

Orientações sobre o consumo de d´água, Solicitações e parcelamento de dividas com o SAAE.

23 d

Serviços específicos

CRAS: são unidades de execução dos serviços de Proteção Social Básica destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial.

Unidades de Atendimento: descentralizadas e vinculadas aos CRAS, ampliam o alcance e abrangência dos serviços executados. Facilitam na identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários.

Serviços ofertados à Família 

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF: destinado à famílias em vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos.  Visa fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e  promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, bem como  aos demais serviços setoriais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: para crianças e adolescentes, jovens e pessoas idosas.

Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos: visa a garantia de direitos e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

23 g

CREAS

CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

O CREAS deve contar, pelo menos, com psicólogo, pedagogo, assistente social e educador social.

Crianças, adolescentes, idosos mulheres e qualquer pessoa que tenha sofrido violação de seus direitos.

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: RRInterativo