SEMANA DO MEIO AMBIENTE: VÁRZEA ALEGRE CRIA LEI DE PRESERVAÇÃO DE FONTES E INCENTIVA TURISMO ECOLÓGICO

110

A Secretaria de Meio Ambiente, do Governo de Várzea Alegre, desenvolvendo a programação da Semana do Meio Ambiente, está mapeando as fontes de água existentes no município.

Simbolicamente foi visitada e mapeada a “Nascente Oitis”, no sítio Mocotó, no distrito de Calabaça, na propriedade pertencente ao advogado e ex-secretário de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, Dr. Hélio Batista.

Além do mapeamento, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), sancionou a Lei Municipal, nº 1.198, que cria o Sistema Municipal de Preservação às Nascentes e Mananciais, Seu Cadastramento e Monitoramento no município de Várzea Alegre. A assinatura foi na sede da Associação Comunitária do Sítio Mocotó.

Estiveram presentes ao ato de sanção da Lei, além do prefeito Zé Helder e Dr. Hélio Batista, J. Marcílio – Secretário de Meio Ambiente; Tenente Filho – Polícia Ambiental do Cariri; Vera Lúcia – presidente da Associação do Mocotó; Vereadora Menésia Simião; Carlos Renir – ex-vereador; Gilberto de Zaqueu – Poeta; e Janete Lima – Conselheira Municipal do Meio Ambiente – COMDEMA.

O objetivo do mapeamento, segundo o prefeito, além de preservar as fontes de água, é criar atividade turística tendo esses locais como atrativos com a criação de trilhas ecológicas.

Confira a programação:

Dia 01/06 – Terça-Feira

08h – Abertura Oficial

Visita e mapeamento da Nascente Oitis, no sítio Mocotó na propriedade de Dr. Hélio Batista

14h – Live sobre a importância da recuperação de nascentes no semiárido e assinatura do Projeto de Lei Municipal sobre a proteção das nascentes e riachos

Facebook: @governodevarzeaalegre

Dia 02/06 – Quarta-Feira

08h – Divulgação do resultado do concurso de fotografia “Nascentes sob Olhares”

Facebook: @semmavarzeaalegre e Instagram: @semma.va

Dia 04/06 – Sexta-Feira

O8h – Entrega da Premiação e Troféus para ganhadores do Concurso de Fotografia “Nascentes sob Olhares”

Local: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Autor:  Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira