As operações “Salvando Vidas” e “Select”, realizadas pelo Sistema de Segurança Pública para garantir a segurança do cidadão, teve resultados positivos no último final de semana. Sete bares foram notificados, uma casa de show foi fechada, 126 veículos autuados e 54 apreendidos por terem sido encontradas as mais diversas irregularidades.
A ação integrada conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito Urbano, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Conselho Tutelar.
SELECT – A operação Select foi deflagrada na sexta-feira, 16 e sábado, 17 e contou com o acompanhamento do secretário adjunto da Segurança Pública, Eduardo Wayner Santos Brasileiro. O Núcleo de Diversões Pública (NPD) da Polícia Civil notificou sete estabelecimentos comerciais entre casas noturnas, bares e similares, por falta de alvará de segurança.
A ação percorreu 25 pontos diversos da capital, onde foram encontradas várias irregularidades. Uma casa de show no Centro de Boa Vista foi fechada porque não tinha alvará de segurança, nem da Prefeitura Municipal de Boa Vista e nem apresentou laudo do Corpo de Bombeiros.
Uma distribuidora de bebidas no bairro Nova Canãa foi embargada porque não dispunha de nenhuma condição sanitária e nem tinha documentação para funcionar.
Um posto de combustível no bairro São Francisco foi notificado porque o alvará existente não tem a finalidade que lhe permita funcionar como local de festa. No estabelecimento vinha sendo realizadas festas aos finais de semana, inclusive com venda de bebida alcoólica.
Uma casa de Show no bairro Canarinho foi impedida de funcionar por descumprir a legislação ambiental e, em tese, está praticando crime de poluição sonora. O volume das caixas de som estava excedendo em 31 decibéis..
Durante a fiscalização, proprietários de estabelecimento comerciais foram encontrados e notificados a se regularizarem.
DETRAN – Durante a operação Select o Detran notificou três veículos por irregularidades diversas e desses dois foram apreendidos. Na ocasião, foram distribuídos 270 kits com material educativo.
Já a operação Salvando Vidas, que foi realizada de sexta-feira, 16 a domingo, 18, notificou 123 veículos pelas mais diversas infrações cometidas pelos motoristas, sendo a principal, um total de 42 registros de pessoas dirigindo veículo sem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo 52 veículos foram apreendidos na operação Salvando Vidas.
A ação aconteceu na avenida Capitão Ene Garcez, na Rua Felipe Xaud, na Avenida Glaycon de Paiva, na BR-174 com destino Pacaraima e na RR-205 em frente a CIPTUR.
A atuação integrada do Sistema de Segurança nos mais diversos pontos de Boa Vista, segundo o secretário de Segurança, coronel Amadeu Soares demonstra a preocupação do governador Chico Rodrigues com a segurança do cidadão.
“Uma casa noturna ou bar que esteja funcionando de forma irregular, sem alvará para funcionamento, sem extintor de incêndio, sem alvará de Segurança e que permite a venda de bebida para crianças e adolescentes, está infringindo a Lei. A pessoa que dirige sem carteira de habilitação, embriagada e sem respeitar as normas de trânsito, também está infringindo a Lei. Então são situações que precisam ser corrigidas e a fiscalização tem esse objetivo. É um trabalho preventivo, mas que também é repressivo”, disse o secretário.