Secretários representam Várzea Alegre na XXIV Marcha a Brasília

385

Termina nesta quinta-feira, 30 de março, a XXIV Marcha a Brasília – Em defesa dos municípios, evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reúne prefeitos, secretários e gestores municipais de todo o país. A cidade de Várzea Alegre, no Ceará, está representada no evento pelos secretários municipais Elonmarcos Cândido – Infraestrutura; Ivo Leal – Saúde; Syene Cavalcante – Assistência Social; Dra. Ellen Costa – Procuradora; e Ítalo Costa – subsecretário de Finanças.

Reforma tributária, situação da infraestrutura, mais recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), melhores condições para os serviços de assistência social e as dificuldades que os municípios enfrentam para atender as demandas da população estão em debate neste encontro.

De acordo com Elonmarcos Cândido, o governo federal tem o objetivo de retomar as obras paradas e houve discussão sobre o marco do saneamento básico, que previa mudanças até 2023, mas ainda há muitos obstáculos a serem superados em relação ao tema.

Para Ivo Leal, a importância do evento está na união de esforços em busca de melhorias para os municípios de acordo com a realidade de cada região. Os debates na área da saúde giram em torno de mudanças para melhorar os serviços e financiamento do SUS, com atualização da tabela SUS sendo uma das principais expectativas.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o SUS precisa ser fortalecido na junção de esforços entre União, Estados e Municípios, tendo em vista a desestruturação causada pela pandemia da Covid-19.

Para Syene Cavalcante, a área social cumpre um dos mais relevantes papéis nos municípios e implantar novos serviços, ou mesmo aprimorar os já existentes, estão entre os eixos dos debates.

A XXIV Marcha a Brasília – Em defesa dos municípios é uma oportunidade para que as lideranças municipais de todo o país se reúnam para discutir as principais questões que afetam os municípios brasileiros e buscar soluções para melhorar a vida da população.

Autor: Da redação com ascom/Foto; divulgação