Chico Rodrigues anunciou a venda das aeronaves do Estado, dois learjets e um helicóptero. O valor arrecadado será empregado no setor produtivo, que, segundo ele, é a prioridade. “São mais de 25 mil agricultores familiares. Temos uma produção agrícola ainda insipiente, mas em termo de qualidade dos produtos eu diria que é uma das melhores do Brasil”, disse, destacando a produção de soja, milho e do arroz. “Temos também a produção de abacaxi, de melancia e de melão, que são de excelente qualidade. Aqui, temos um espaço propício por conta da boa luminosidade, água em abundância e temos solo fértil”.
Com relação ao conjunto dos Executivos, Chico disse que será fechado e posteriormente colocado à venda. Os recursos serão destinados à saúde. Já na próxima semana, será criado o programa Alô Cegonha . “Vamos destinar uma ambulância que ficará permanentemente no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, com número específico para atender às mães carentes, para dar mais conforto”.
O governador falou também da implantação de 100 leitos no antigo Hospital Loti Iris . Os recursos serão do Sistema Único de Saúde (SUS), as pessoas que forem atendidas no Pronto Atendimento (PA) e houver a necessidade de internação, serão remanejadas para o Loti Íris, que será um braço no sistema de saúde do Estado. “Vamos fazer uma ampliação em 800m² lá no Hospital Geral, do lado do Pronto Atendimento, e do Pronto Socorro para dar mais conforto tanto aos pacientes quanto aos médicos e enfermeiros que ali trabalham”.
Na segurança, ele explicou que serão realizadas rondas nos bairros, no interior. Nas áreas de fronteiras será lançado o programa Tolerância Zero nas Fronteiras, inclusive, com detector de metais. Esse trabalho será realizado em Bonfim, Pacaraima e no Jundiá, abordagens de forma sistemática.
“Estive em Manaus para conhecer como funciona o programa Ronda nos Bairros de lá e participei de uma ronda com viaturas equipadas com computador de bordo, câmeras instaladas no teto das viaturas. Vamos lançar na segunda-feira (7) um pregão para locação desses equipamentos
O governador Chico Rodrigues destacou que sua gestão será pautada em oportunidade para todos. Saúde e educação para todos. “Vamos procurar fazer um trabalho eficiente, mudar o que tem que ser mudado e melhorar o que já está bom para alcançarmos resultados positivos pensando no bem de todos”.
Durante a coletiva, o governador anunciou que haverá o decreto de desligamento dos servidores com cargo comissionado. O objeto é reavaliar o aproveitamento dos servidores pelo princípio da economicidade e da responsabilidade fiscal. “Estamos no limite prudencial que é de 47,5% e os mecanismos de fiscalização e controle estão presentes e toda semana são cobrados relatórios da Controladoria do Estado. Com esse decreto de desligamento, vamos fazer com que haja igualdade no tratamento para todos e proteger os nossos servidores”
O governador disse que a missão é fazer mais com menos recursos. “Vamos otimizar recursos”. Chico destacou o trabalho que foi realizado na gestão do ex-governador José de Anchieta e continuará na sua administração. “ Me alegro muito, porque várias obras foram executadas e outras estão em execução. Eu participei desse processo como vice-governador, com as obras de asfaltamento de estradas vicinais, rodovias, a eletrificação rural. Mais de 10 mil propriedades contam com energia, e, a capital Boa Vista, que conta com quase 100% de água potável”.