Sábado, (24/03), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de Saúde da Família, trabalhou o combate à doença e passou orientações à população.
A semana inteira foi dedicada a orientar a comunidade. A cidade de Várzea Alegre tem cinco casos novos de tuberculose registrados em 2017. Em 2018, até este mês de março, não há registros de casos.
Segundo Ivo Leal – Secretário de Saúde, os pacientes recebem tratamento durante seis meses e as pessoas que convivem com esses pacientes também recebem atendimento e tratamento, caso haja necessidade, para não desenvolver a tuberculose.
A tuberculose foi descoberta em 24 de março de 1882, por Heinrich Hermann Robert Koch, médico, patologista e bacteriologista alemão. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares.
Dos sintomas da doença, se destacam tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento e gânglios no pescoço. A doença pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.
Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação