A secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República entregou nesta segunda-feira ( 14 ) em Brasília, o prêmio Amigas e Amigos – Disque 100 dos Direitos Humanos para entidades e pessoas públicas que se destacaram pelo trabalho em defesa das crianças e adolescentes no pais. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita foi escolhida pela implantação de políticas públicas e compromisso com a causa do menor.
Representantes dos Conselhos Tutelares de todo país, prefeitos e parlamentares acompanharam o evento que comemorou dez anos de funcionamento do Disque 100 – Direitos Humanos. Neste período, o Disque 100 recebeu mais de 3 milhões de denúncias de violação dos direitos das crianças em todo país.
– É com muito orgulho que recebo este prêmio, que é um reconhecimento de um trabalho constante em defesa da criança. Muito ainda precisa ser feito, mas é fundamental o compromisso com esta causa – disse Teresa.
Na ocasião também foi assinado termo de compromisso entre o governo federal e prefeituras para equipar os Conselhos Tutelares nos municípios.
Nesta primeira etapa 1000 prefeituras, todas de capitais, receberão equipamentos . O kit é composto por 1 carro, 5 computadores, impressora, geladeira e um bebedouro. O senador Romero Jucá, que discursou durante a cerimônia, disse que foi fundamental assegurar verbas no orçamento para que este trabalho pudesse ser desenvolvido. Jucá foi o relator do orçamento geral da União 2012/2013.
– Conseguimos aumentar o orçamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em cinco vezes. O previsto era apenas 10 milhões e foram aprovados 60 milhões para este ano. Isto fortalece o trabalho desenvolvido em defesa dos direitos humanos – disse ele.
Ascom: SENADOR ROMERO JUCÁ