Secretaria da Saúde de Caucaia planeja modelo de acompanhamento

1111

Nós queremos atender a todas as grávidas com qualidade

Nascem em Caucaia cerca de 5.000 bebês por ano. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o pré-natal de 2 mil gestantes e estima outras 1,5 mil que ainda não procuraram o sistema local para buscar acompanhamento.

Com a proposta de planejar um novo modelo de atendimento às grávidas de Caucaia e priorizar o cuidado a essas mulheres, o secretário Moacir Soares reuniu cerca de 40 médicos da Atenção Primária e a direção da Maternidade Santa Terezinha em encontro na tarde desta quarta-feira (7/6).

Em pauta: o fluxo e o número de exames, o agendamento de consultas, ações para desburocratizar o acesso e outras demandas referentes ao assunto.


Para Moacir Soares, é muito importante fazer esse debate inicialmente com os profissionais. “Faremos tudo ouvindo os médicos”, assegurou o secretário. Segundo ele, o objetivo do momento é “discutir com todo o corpo clínico que compõe a Atenção Primária o pré-natal, o parto e o acompanhamento pós-parto; ou seja, todo o protocolo e modelo de assistência integral à saúde da gestante de Caucaia.”

“É o desafio que estamos colocando para os colegas e para a gestão. Nós queremos atender a todas as grávidas com qualidade”, explicou o cooperador técnico da SMS e diretor da Fiocruz Ceará, médico Carlile Lavor.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação