Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) está expandindo suas iniciativas de ressocialização, com o objetivo de oferecer mais oportunidades de qualificação profissional para pessoas em privação de liberdade.
Para fortalecer essa agenda, a Seap, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, realizou na quarta-feira (17), uma visita técnica à Penitenciária Raimundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande. A ação contou com a participação de equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Sindicato da Indústria da Construção de Campina Grande (Sinduscon-CG), parceiros estratégicos que se uniram à Secretaria para avaliar a viabilidade da ampliação de cursos profissionalizantes na unidade.
A visita técnica foi seguida de uma extensa reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), onde as entidades discutiram uma parceria inovadora.
O foco da colaboração, segundo o gerente executivo de Ressocialização, João Rosas, é ir além da profissionalização. “O objetivo dessa parceria é oferecer qualificação e estabelecer uma colaboração robusta com o Sinduscon, abrangendo o encaminhamento de mão de obra para as empresas associadas”, explica. Rosas ressaltou que a iniciativa é “inovadora e de grande relevância na política de integração social, pois cria uma ponte real entre o sistema prisional e o mercado de trabalho”.
Organização e ressocialização impressionam parceiros
Durante a visita ao Serrotão, a comitiva de representantes do Senai e do Sinduscon-CG demonstrou surpresa com a organização da unidade prisional. A limpeza, a postura dos detentos e a dedicação dos profissionais da Seap foram destacadas.
Os visitantes conheceram de perto as oficinas de artefatos de concreto, a padaria que produz mais de 5 mil pães, os laboratórios de informática, beleza e eletricidade. O trabalho desenvolvido nas oficinas foi classificado como significativo e com grande potencial de reinserção social.
Na ocasião, o grupo musical Os 3 do Serrote realizou uma apresentação especial com um repertório regional e autêntico, proporcionando um momento de descontração e celebração da identidade nordestina.
Representantes do Senai e do Sinduscon-CG parabenizaram a Seap pela excelência do trabalho. “A gente de fora tem outra visão de unidade prisional daquele porte. Quando a gente conhece, na verdade, a gente fica impactado positivamente pelo trabalho que está sendo realizado”, afirmou Elton Martins (coordenador de Mercado – SESI/PB).
O secretário João Alves (Seap-PB), ressaltou a importância destas colaborações para a política de reintegração social. “As parcerias com instituições como o Senai e o Sinduscon são fundamentais para o nosso trabalho. Acreditamos que a qualificação profissional é a chave para que essas pessoas tenham uma nova chance e possam, de fato, se reinserir na sociedade de forma digna e produtiva”, pontuou.
Autor: Da redação com Ascom-Seap/PB/Por Josy Gomes Murta/Fotos: João Rosas