Demanda recorrente dos usuários do Sistema Único de Saúde, o acolhimento será implantado nas 32 unidades da capital a partir de 2014. Para isso, a Prefeitura de Boa Vista vai investir em treinamento, capacitação e reciclagem dos servidores, fundamentais nesse processo. A informação foi repassada na tarde dessa segunda-feira (25), em reunião entre a prefeita Teresa Surita e funcionários dos postos de saúde do São Vicente e 13 de Setembro, no bairro São Vicente.
“Podemos ter uma ótima estrutura física, medicamentos e bons equipamentos. Mas se não tivermos servidores preparados e comprometidos com o atendimento à população, não vamos conseguir o que queremos, que é transformar a saúde municipal em referência na região Norte. Por isso, vamos priorizar a valorização de nossos funcionários, investindo em aperfeiçoamento, pagando em dia e garantindo melhoria salarial”, disse Teresa.
Conforme o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, que acompanha a prefeita nas reuniões nas unidades da Prefeitura, os médicos já estão sendo capacitados para atuar no acolhimento, que está em fase de implantação no Hospital da Criança. O objetivo, segundo ele, é gradativamente treinar todas as categorias para atuar na humanização do serviço oferecido pelo município.
A agente comunitária de saúde Gabriela Lima, que atua na unidade do São Vicente, disse que após 11 meses de gestão já é possível notar a evolução da saúde municipal e elogiou a abertura ao diálogo. “Poder expor nossos problemas é muito bom. Há tempos pedíamos um posto no bairro Calungá e nesse encontro tivemos a oportunidade de solicitar diretamente à prefeita. Espero que daqui a 60 dias, data da próxima reunião, a gente tenha avançado ainda mais. Hoje está bem mais fácil conseguir consultas e a estrutura física e a limpeza em nosso local de trabalho melhorou bastante”, destacou.
Diálogo
Teresa iniciou em novembro uma série de visitas às 32 unidades municipais. O objetivo é apresentar aos funcionários as ações desenvolvidas para melhorar a saúde e debater soluções para os problemas enfrentados no dia-a-dia. Asa Branca; Cambará; Conjunto Cidadão; Sayonara Licarião Matos, no bairro Senador Hélio Campos; Sílvio Botelho, no bairro dos Estados; 31 de Março; São Pedro; Caranã; Cauamé; Buritis; e Pricumã também já receberam os encontros.