Com o objetivo de divulgar o resultado dos trabalhos realizados nas oficinas terapêuticas e de geração de renda do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Dona Antonia de Matos Campos, a Prefeitura Municipal de Boa Vista realiza, em parceria com instituições, diversas atividades e comercialização dos produtos produzidos no Centro. O evento acontece na próxima terça-feira (17), a partir das 19h, no Complexo Airton Sena, Palco Velia Coutinho.
A ideia, segundo a diretora do CAPS, Vicência Décima Rosado, é mostrar á sociedade de forma geral, o resultado dos trabalhos produzidos no Centro. “A atenção à saúde mental dos indivíduos tem sido olhada com muito carinho pela prefeita Teresa Surita. O evento tem o objetivo de mostrar que essas pessoas podem se recuperar e ainda produzir lindos trabalhos”.
A programação consta da comercialização de produtos confeccionados pelos usuários do CAPS, como caixinhas decoradas, ponteiras para lápis, vasos de pet, roupas para animais de estimação, entre outros. O público vai poder também praticar atividade física. A programação cultural vai contar com um luau, recital de poemas e crônicas, roda de canto de músicas populares e a participação especial do Projeto “Babilack Bah e Trem Tan-Tan”, do Rumos Educação, Cultura e Arte, do Centro de Convivência Venda Nova, de Belo Horizonte, um grupo musical formado por pacientes portadores de sofrimento mental.
Oficinas Projeto Itaú Cultural – No período de 16 a 18 de dezembro, manhã e tarde, os usuários e profissionais do CAPS participarão das oficinas do barulho, de desenho e artes, que serão ministradas pelo artista Babilak Bah, de João Pessoa (PB), conhecido pelas experimentações e inovações na arte de fazer música. Ele foi selecionado no projeto Pixinguinha (edição 30 anos/2007) e na coletânea “Rumos Itaú Cultural/2005”, como um dos compositores mais inovadores da música brasileira.
CAPS – Serviço destinado a acolher, cuidar e oferecer atendimento à população, com acompanhamento clínico e a inserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os principais transtornos atendidos são o de Personalidade, Depressivo Grave, Afetivo Bipolar – TAB, Esquizofrenia, Ideação e Tentativas de Suicídio e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O Centro fica localizado na Av. Major Williams, 1494, São Francisco.