Saúde: Em Caucaia conferência debate protagonismo da mulher

820

As mulheres representam hoje 51% da população brasileira. Seja como usuária ou paciente, a mulher também é maioria na utilização do Sistema Único de Saúde (SUS), pois acompanha filhos, companheiro e demais familiares nos equipamentos da rede pública. Por compreender esse contexto, a Secretaria de Saúde de Caucaia e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta quarta-feira (31/05) a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. A participação feminina no controle social do SUS foi o ponto central dos debates.

O encontro reuniu cerca de 200 mulheres de todas as faixas etárias e de diversas localidades de Caucaia, usuárias e profissionais do sistema local de saúde, gestoras e prestadoras de serviços. “A conferência visa ampliar, melhorar e fortalecer as políticas de saúde voltadas para as mulheres”, explicou o secretário de Moacir Soares. Ele lembrou que a mulher é mais acometida por uma série de doenças que merecem atenção da gestão pública. “Nós queremos que elas possam encontrar em nossa rede uma assistência de qualidade para tratar essas doenças.”

De acordo com a secretária de Governo e Articulação Política Erika Amorim, a conferência debate o assunto com seriedade e sensibilidade. “É meta nossa ampliar a Atenção Básica e o atendimento às famílias e às mulheres”, declarou. Érika mediou a primeira mesa expositora do evento, em palestra proferida pelo médico sanitarista Manoel Dias da Fonseca. Ele discorreu sobre o tema central da edição, preconizado pelo Conselho Nacional de Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade.”

Os eixos temáticos da conferência foram: “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”, “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, “Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres” e “Políticas públicas para as mulheres e a participação social.”

A etapa preparatória para o evento foi construída ao longo do mês de maio, em modelo deliberado em votação do CMS e regulamentado pelo regimento interno da 1ª CMSMu. Foram promovidas 15 pré-conferências para a coleta de sugestões e avaliação das delegadas durante a Conferência.

O objetivo é elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Municipal e Estadual de Atenção Integral da Saúde das Mulheres. Resultará da Conferência um relatório contendo cinco propostas por eixo temático, num total de 20 propostas, que serão levadas para a etapa estadual desse processo, prevista para acontecer nos dias 7 e 8 de junho. Já a Conferência Nacional deverá ocorrer entre os dias 1º e 4 de agosto.

Além dos debates, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres reuniu artesanato em exposições de produtoras locais, ginástica laboral do “Dia do Desafio” e a poesia do enfermeiro José Maciel Andrade em homenagem às mulheres.

Também participaram das atividades a secretária do Trabalho e Empreendedorismo Laís Sales, a ouvidora geral do município Francilena Guerra, a presidente da Câmara Municipal de Caucaia, vereadora Natércia Campos, a promotora de justiça Ana Karine Leopércio e a presidente do Conselho Municipal de Saúde da Mulher Paula Costa.

Autor: Da redação com Ascom/Prefeitura/Fotos: Divulgação