RORAINÓPOLIS: Operação policial desarticula quadrilha de traficantes

2499

Rosilene Moreira Preso Rorainópolis 2Uma investigação da Polícia Civil deflagrada no início da manhã de ontem, 13 e encerrada nesta quarta-feira, 14, visando desarticular a atuação de traficantes no Sul do Estado, resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas adultas por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Três pontos de vendas foram desarticulados, drogas apreendidas e três adolescentes em situação de vulnerabilidade foram apresentados ao Conselho Tutelar de Rorainópolis.

A ação policial é uma determinação da Delegacia Geral de Polícia e conta com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), Departamento de Narcóticos e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil.

De acordo com informações prestadas pelo delegado de Rorainópolis, João Evangelista, as investigações apontavam a participação de Ildefran Borges de Castro, apelidado de “Fan” no tráfico de drogas e foi representada por sua prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão contra um adolescente. Ambos foram decretados pela Justiça.

Quando do cumprimento da prisão de Ildefran de Castro, as informações dos policiais os levaram a desarticular três pontos de vendas de drogas.

Dois pontos estão localizados na Avenida Airton Senna, sendo uma residência e outro um bar, pertencentes a um suspeito de tráfico apelidado de “Guri”, apontado como fornecedor de drogas para diversos pontos da região que estão sendo investigados.

No bar os policiais prenderam Idelon Sousa Costa, que é funcionário de Guri e seria um dos vendedores de droga naquele comércio. Buscas nos dois locais levaram os policiais a apreender 32 invólucros de base de cocaína no bar e duas pedras da droga em sua residência. Os policiais não localizaram Guri.

O terceiro ponto de venda de droga desarticulado fica no Bairro Novo Horizonte, que, segundo as investigações, pertence a Ilma Borges de Castro, conhecida como “Mara”, mãe de Ildefran Castro.

Na casa, além de Ilma Castro, do filho dela Ildefran Castro, foram presos ainda Rosilene da Silva Moreira e Mackleisson Severiano da Silva. Este último tinha contra ele um mandado de busca e apreensão por ato infracional praticado quando ainda era adolescente. Entretanto, quando foi cumprida a ação, os policiais confirmaram a participação dele no tráfico de drogas e que já tinha completado a maioridade.

“Recebemos a informação de que antes de iniciarmos o trabalho o suspeito identificado como Guri entregou drogas a Ilma, que é a Mara e a Rosilene”, disse o delegado.

Na casa de Mara foram apreendidos 25 invólucros de base de cocaína. Outros três adolescentes localizados são filhos das pessoas presas e foram apresentados ao Conselho Tutelar.

Das cinco pessoas presas, três foram enquadradas no crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico que são Ilma Castro, Idelon Costa e Rosilene Moreira. Os acusados Ildefran Castro e Mackleisson da Silva foram autuados pelo crime de Associação ao tráfico de drogas. Os cinco foram conduzidos a Boa Vista e encaminhados à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

“Esse trabalho de investigação vem acontecendo desde o ano passado, sendo uma determinação da Delegacia Geral de Polícia. Do mês de dezembro até maio, esta é a terceira operação policial que realizamos. Em fevereiro cumprimos 18 mandados judiciais, entre busca e apreensão e de prisão que contou com o apoio do Setor de Inteligência da Polícia Militar e da Polícia Civil. As investigações persistem no sentido de desarticularmos pontos de vendas de drogas em Nova Colina, Vila do Equador e na sede Rorainópolis”, disse o delegado João Evangelista.

Para o delegado geral de Polícia Civil, Luciano Silvestre, a investigação terá continuidade e é uma resposta à sociedade. Ele enalteceu o trabalho da equipe e disse que a segurança pública é prioridade do governador Chico Rodrigues e que frentes de investigações estão em andamento não somente na Capital, mas em todos os municípios para um combate mais eficaz ao tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Pública coronel Amadeu Soares avaliou o trabalho como positivo. Durante o último fim de semana ele esteve nas delegacias de Caracaraí e Rorainópolis, onde conversou com as equipes policiais e disse da importância do empenho de cada um no enfrentamento a criminalidade.

“As investigações precisam se concentrar em um enfrentamento mais eficaz ao tráfico de drogas, desarticulando pontos de vendas de drogas e as ações de traficantes. Com isso, conseguiremos reduzir o número de furtos e de roubos na região em que o tráfico ocorre. Além do mais, inibe-se o aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico de drogas. A equipe está de parabéns pelo excelente trabalho e outras prisões vão acontecer”, disse o secretário.