O Estatuto do Idoso completa hoje ( 1º ), dez anos em vigor no país, com benefícios como a meia-entrada em teatros, cinemas e eventos culturais para pessoas com 60 anos ou mais. A criminalização da violência contra brasileiros nessa idade e a definição de sanções administrativas para o não cumprimento dos dispositivos legais, atribuindo ao Ministério Público a responsabilidade de agir para garanti-los, também são apontados como avanços na Lei.
Para o senador Romero Jucá, segundo vice-presidente do senado, os incentivos representam grande avanço nos direitos desta população, mas muito ainda precisa ser feito: “O respeito pelo trabalho realizado pelos idosos, por sua experiência profissional e de vida é algo que temos que assegurar constantemente, aperfeiçoando as Leis no país e garantindo que os benefícios contidos no estatuto sejam cumpridos”, disse ele.
Em 1994, a esperança de vida da população brasileira era estimada em 68 anos. Em 2011, ela passou para 74 anos. Para os brasileiros nascidos em 2013, a expectativa de vida é de é 74,8 anos, sendo 71,3 anos para os homens e 78,5 anos para as mulheres.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida chegará a 80 anos em 2041.
Ascom: SENADOR ROMERO JUCÁ