“Muita alegria para quem recebe”
O Instituto Capoeira Resgate de Tradições Culturais e Educativas-ICRTCE, realizou neste domingo (11), no Sitio Várzea Grande, Distrito do Alencar, a 4ª edição do dia “D” das crianças, uma iniciativa do Professor de Capoeira, o popular Mororó, mestres, alunos e amigos.

O professor Mororó destacou a importância da ação. “Recebemos o sorriso destas crianças como gratidão sincera, e este é o que nos impulsiona a realizar uma campanha como esta. Só temos a agradecer às pessoas que contribuíram para o sucesso da campanha, meus amigos e alunos”, afirmou.
Ainda segundo o capoeirista, a ação também é uma forma de mostrar à sociedade o método de trabalho da escola e também divulgar a arte. “A capoeira serve como base para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, já que também ajuda a formar a personalidade”, explica.
Roda de capoeira; “Força, garra, ritmo e muita ciência”
O evento aconteceu na escola municipal da Várzea Grande, antes das entregas dos presentes, capoeiristas, mestres e professores, ofereceram diversas atividades relacionadas à capoeira, como ritmo e toques, para os pais das crianças e a criançada, que puderam assistir uma belíssima e sincronizada roda de capoeira com flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora. Foram distribuídos cerca de 80 presentes para a criançada.
Alegria das mães e da criançada
A mãe de um aluno, Maria Deleudo, 33 anos, três filhos, destacou que a capoeira é bom para seu filho, pois ele gasta energias e dar pouco trabalho em casa “No domingo ele acorda cedo para ir a capoeira, já quando é para ir para escola é o maior sacrifício para acordar” com relação ao evento, a mãe qualificou como uma boa ação, lembrando que muitas mães nesta data não tem dinheiro para comprar brinquedo para seu filho. Sendo uma forma de fazer a alegria dos filhos.
Samara Alves, 25 anos, dois filhos era só alegria, “Muito bom, gostei de tudo da apresentação e dos presentes para meus filhos, uma economia dentro de casa” disse.

Dona Jailma Braga, mãe da pequena Maria Larissa, 4 anos e Maria Leticia, 8 anos disse: “Gostei dos presentes e a roda de copeira também, vendo as apresentações com a participação das crianças me animou, vou colocar as meninas nas aulas” e acrescentou “Uma atitude inspiradora, que esta iniciativa sirva de exemplo para outras pessoas que têm condições de ajudar ao próximo” lembrou.
A dona de casa Maria da Silva Gomes, 38 anos, mãe de três filhos “Doações são sempre bem-vindas, especialmente quando é algo para os meus filhos. Tenho uma vida difícil, se não fosse eu não poderia comprar nada para eles”, conta.
Samara do Carmo, diretora do Instituto, disse “É muito bom saber que estamos proporcionando a felicidade dessas crianças”.
Capoeira na escola
A capoeira é considerada uma modalidade de atividade física e de uma riqueza sem precedentes, que auxilia na formação integral do aluno; ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor dos educandos. A sua riqueza estão nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar. Por existirem diversas concepções de capoeira, ela é caracterizada como multifacetada. Dentre suas inúmeras concepções.
Outras edições
- A primeira edição do dia “D” aconteceu em 2012 no Sitio Várzea Grande Distrito do Alencar:
- A segunda edição em 2013 no Sitio Tanque;
- A terceira edição em 2014 nas Aroeiras;
- E a quarta edição em 2015 no Sitio Várzea Grande, Distrito do Alencar.
Agradecimentos
Mororó agradeceu as mães dos alunos que ofertaram um delicioso jantar regado de creme de frango, farofa de cuscuz, salada fria, macarrão e arroz acompanhado de refrigerante, feito por; Josefa Bezerra da Silva, Cícera Ricarte de Souza, Patrícia Alves Uchoa, Jailma de Lima Silva, Maria da Luz Pereira Duarte e Marilene Silva. Aos capoeiristas, alunos e amigos que se mobilizaram para arrecadar os presentes e trazer mais sorrisos aos rostinhos daquelas crianças.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro