Durante toda a quarta-feira a mesa diretora e demais vereadores estiveram reunidos para debater o momento que vive a Câmara Municipal de Boa Vista, principalmente no que tange alguns ruídos que estão surgindo e chegando a sociedade com várias versões. O presidente da Câmara, vereador Leo Rodrigues e o primeiro secretário da Casa, vereador Júlio Cezar conduziram a reunião e em comum acordo resolveram com os demais vereadores dar um basta nesse clima que se formou, já que todos têm consciência que essa legislatura é diferente de todas as demais, principalmente pelo fato de ter uma composição com 17 novos vereadores o que faz com que as discussões e esclarecimentos sejam cada vez mais necessários para elucidar toda e qualquer dúvida.
Com relação aos últimos fatos o presidente Léo Rodrigues e o primeiro secretário Júlio Cezar fizeram questão de fazer um apanhado e esclarecer os seguintes pontos:
Questões de ordem disciplinar e comportamental – Todas as atitudes e comportamentos dos servidores são analisados seguindo os princípios constitucionais, sem que haja nenhuma precipitação por parte dos gestores da casa, sendo aberto os processos administrativos com o objetivo de apurar, sendo comprovado o desvio de conduta a administração da casa toma de imediato as providências cabíveis.
Assinatura da Folha de Pagamento – Chegou a imprensa que o primeiro secretário teria se negado a assinar a folha de pagamento, porém o fato foi que o mesmo havia solicitado que fossem anexados os pareceres da Controladoria da Câmara para análise e no momento da entrega desses pareceres, que ocorreu imediatamente após a solicitação, a folha de pagamento foi assinada. Para a mesa diretora, o modelo de gestão com foco na transparência faz com que situações como essa ganhem proporções maiores, mas o papel do vereador é realmente este, questionar e prestar contas de seus atos sejam eles internos ou externos, sempre resguardando o sigilo das pessoas envolvidas, qualidade da informação e a ética nas relações.
Relação da Mesa Diretora e demais vereadores – A Câmara Municipal de Boa Vista adotou um modelo de gestão totalmente participativo. Todos os vereadores tem o direito de participar, sugerir e questionar ações que tem como objetivo o perfeito funcionamento da casa do legislativo municipal. Muitas pessoas podem pensar que o embate tem algum caráter de distanciamento de vereadores ou formação de blocos, fato esse que não condiz com a realidade.
Respeito aos servidores – O Presidente Léo Rodrigues reafirmou o compromisso de valorização do servidor e acredita que todos os vereadores compartilham deste pensamento. O vereador Júlio Cezar reforça a responsabilidade de um tratamento ético e respeitoso a todos os servidores da Casa.
Ascom:CMBV/foto divulgação