Reunião com MTST, CEF e Construtora ainda gera impasse.

959

“Esta reunião tem por objetivo discutir e adequar o modelo de moradia do projeto Palmares”

Na tentativa de evitar eventuais mal-entendidos, a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MSTT-RR, discutiram em reunião com representantes da Caixa Econômica Federal – CEF, com dirigentes da construtora e o consultor do projeto.

A reunião teve o objetivo de discutir o modelo do projeto habitacional Palmares, de acordo com o diretor da construtora BLOKUS, José Jair Praciano, “Fica inviável a gente descontar o valor do terreno, no projeto, porém vamos pra o plano b,c, z, enfim vamos resolver” explicou Praciano e continuou, “ vamos fazer outro projeto e apresentar amanhã para o MTST”destacou. De acordo com a presidente do MSTT, Maria Alves Ferraz, “O déficit habitacional do estado gera em torno de 25 mil moradias” informou, “Essas moradias têm que sair de imediato. Vamos fazer de tudo para que a meta seja cumprida”, afirmou Ferraz.

 

O gerente da CEF, Marcos Antonio de Aguiar Monte, sugeriu, que sejam feitas algumas alterações no projeto habitacional “Temos que chegar a um consenso, o projeto é reivindicado pelo movimento, não podemos voltar para o inicio” disse Aguiar. Para o coordenador de engenharia da CEF, Luciano Bruno, “neste tipo de contrato de operação, os movimentos buscam parcerias, a construtora deve se ater ao contrato de risco, caso o projeto não seja viabilizado, coloque regras” advertiu Luciano. De acordo com o consultor, Ricardo Matos, “Tem que haver coerência, temos que levar para a próxima assembléia a visibilidade do projeto” constatou Matos.

 

Providências

A coordenação do MTST apresentou um rascunho de um modelo de casa 10×10, para ser adequado no novo projeto.

A construtora se comprometeu de viabilizar outro projeto e incluir a sugestão do MTST.

 

Saiba mais;

 

Com a nova adequação do projeto habitacional Palmares passa de 160 para 230 mil famílias. O MTST tem hoje cerca de 2.600 inscrições.

No ultimo dia 31/03, o MSTT convocou uma assembléia com todos os filiados e com representante da construtora, na ocasião o representante da construtora não compareceu, mesmo com a ausência os trabalhos aconteceram normalmente, o modelo habitacional Palmares foi submetido a votação e por aclamação foi escolhida casa padrão. Segundo a coordenação a construtora apresentou outro projeto de casas geminadas.

Local do projeto Palmares

No bairro Equatorial enfrente ao residencial Cruviana. Onde vai atender 160 famílias carentes e de baixa renda, as casas serão construída numa área de 42 m² quadrado, pronta para morar, 2 quartos, cozinha, sala, banheiro e uma área. O projeto também vai disponibilizar uma área coletiva de lazer.

Valor do projeto

 No ultimo dia 08/02, o MTST, apresentou na Caixa Econômica Federal-CEF, o projeto Palmares, no valor de nove milhões, que contempla 160 famílias de baixa renda. O projeto foi aprovado no Ministério das Cidades.

Ascom/foto:MSTT.