Uma conquista da articulação política cigana por direitos e representatividade, pela primeira vez na história do município de Caruaru, em Pernambuco, os Povos Ciganos conquistam o reconhecimento oficial da legitimidade de sua representação política junto ao poder público local.
Trata-se de um marco histórico e simbólico que reforça a luta centenária dos ciganos por visibilidade, respeito e direitos garantidos. Essa conquista é resultado direto da mobilização e articulação da Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC) em Pernambuco, que tem atuado com firmeza para que a voz cigana ecoe nos espaços de decisão, rompendo com décadas de invisibilidade institucional. Vale ressalta que esse importante conquista teve a participação do coordenador de educação e articulação da RBPC/PE, João Domingos.
“A nomeação de Hamilton Tenório Calado como legítimo representante cigano em Caruaru, ao lado do suplente Víctor Hugo Aleixo, representa não apenas uma vitória política, mas também um reconhecimento da identidade, da cultura e da resistência cigana no estado” destacou João Domingos.
A atuação conjunta da RBPC e do Conselho de Políticas de Promoção de Igualdade Étnico-Racial de Caruaru (COPPIR) demonstra que quando há diálogo e abertura, é possível promover justiça social e reparar parte das feridas históricas causadas pelo preconceito e pela exclusão.
Para o presidente da RBPC. Cigano Rogério Ribeiro “Este momento é um chamado à continuidade da luta: a presença cigana nos espaços institucionais precisa ser fortalecida, respeitada e multiplicada em todos os municípios do Brasil.” Lembrou o presidente.
O conselheiro Hamilton e o suplente Victor “Parabenizamos o governo municipal de Caruaru por esta atitude exemplar e estendemos nosso reconhecimento a todos e todas que contribuíram para essa conquista” disseram.
Que este seja apenas o começo de uma nova era de respeito e protagonismo para os Povos Ciganos em Pernambuco e em todo o país. A Rede Brasileira dos Povos Ciganos- RBPC, por reconhecimento, justiça e dignidade para os Povos Ciganos do Brasil.
Autor: Ascom RBPC/Foto: Divulgação