Reconhecimento: Associação Cigana de Caucaia garante vaga no GT de Políticas Públicas de Juventude do Ceará.

1051

 O governo do Ceará vem construindo um conjunto de políticas públicas para garantir os direitos jovens cearenses.

Na próxima terça-feira (30/01), o GT de construção do plano de sucessão Rural, se reúne às 9h, no gabinete do Secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento Agrário- (SDA), Felipe Pinheiro.

De acordo com Felipe Pinheiro “O grupo de trabalho é formado por movimentos sociais e comunidades tradicionais, é fundamental para garantir que os jovens tenham espaço e visibilidade dentro dos debates” informou o secretário.

O presidente da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia-ASPRECCC, o Calón Rogério Ribeiro, informou que as principais demandas apresentadas pelos povos ciganos estão voltadas para a área de educação e cultura, saúde, registro civil, segurança, direitos humanos, transferência de renda e inclusão produtiva. “As comunidades tradicionais têm um papel primordial na construção de políticas de desenvolvimento sustentável. E para nossa alegria ter representante no GT, vem de encontro com um dos nossos objetivos” disse Ribeiro que acrescentou “A cigana, Janiele Lucino, 26 anos é nossa representante no GT, ela assume uma vaga na próxima terça-feira (30/01)” lembrou.

 

Segundo a representante cigana no GT, Janiele Lucino, é uma conquista, mesmo com os desafios. “O desafio agora é olhar para o GT, de maneira mais ampla e entender. Os desafios são muitos, principalmente no que se refere à elaboração de políticas públicas para a comunidade cigana”  disse a cigana.

União e organização

Para o presidente da ASPRECCC, o povo cigano precisa de mais união e organização. Citou como exemplo o trabalho desenvolvido pelos grupos afro-brasileiros. “Nós chegamos ao Brasil na época do Império e só agora começamos a nos organizar culturalmente. Os jovens ainda sentem vergonha de se identificarem como ciganos, devido ao grande preconceito que existe em relação ao nosso povo”, afirmou.

O primeiro registro oficial da chegada dos ciganos no país data de 1574, quando um decreto do governo português deportou o cigano João Torres e sua esposa Angelina para o Brasil por cinco anos.

O GT

Criado em 2007, o GT tem o objetivo de garantir que os jovens participem da construção de políticas públicas para o campo e que os temas relacionados à sucessão rural.

 Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Ceará.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude foi criada em 2007 com o objetivo de articular a execução de políticas públicas de juventude com as demais áreas do governo, de realizar projetos e programas para o público jovem e de inserir a sociedade civil na construção das políticas públicas no Ceará.

Atribuições

  • Consolidar as políticas de juventude no Ceará, através da criação e do fortalecimento de mecanismos de participação política e de controle social no âmbito estadual e municipal;
  • Articular junto às demais secretarias do governo, políticas para o público jovem como estratégia de garantia dos direitos do segmento juvenil, articulando diálogo intersetorial, controle social e execução de ações e projetos para os jovens.

Autor/Fotos: ASCOM/ASPRECCC