A Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, encaminhou no último dia 11/07 e 14/07, ofícios para Ministério da Justiça (MJ), foi registrada no Sistema Eletrônico de Informações -SEI sob o número 08001.002870/2024-09 e na 6ª Câmara da PGR, referente as mortes, sequestros e extorsões contra Ciganos na Bahia.
Conforme Oficio n° 00093A/PGR/ para a Subprocuradora-geral da República, Dra. Eliana Peres Torelly de Carvalho e Oficio n° 00094A/MJ/RBPC para o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Dr. Ricardo Lewandowski
Assunto: Apoio da Força Nacional de Segurança e o setor de inteligência para enfrentar a onda de sequestros e mortes contra Ciganos na Bahia.
Segundo o Presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro, a Força Nacional de Segurança e o serviço de inteligência, além de apurar todos os casos de violência contra os ciganos, “Também é para garantir a vida, integridade e segurança das famílias ciganas, no intuito de conter a onda de mortes, sequestro e extorsões com isso se torna um segundo genocídio cigano” disse o presidente que acrescentou “ Esperamos que não aja corporativismo e tenha Ações para levar mais segurança e tranquilidade à população” destacou cigano Rogério Ribeiro.
RBPC pede reunião com SSP/BA
Diante de tantas atrocidades a diretoria da RBPC encaminhou ofício para o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Derschum Filho e para Felipe Freitas, Secretário da Justiça e Direitos Humanos, solicitando apuração e respostas das mortes dos Ciganos no estado da Bahia. A SSP/BA agendou reunião com a RBPC e menos de 24 horas desmarcou, “a pauta é da RBPC, se outra secretaria quiser se reuniu que faça, pois, as demandas e os dados quem tem é a RBPC” lembrou
De acordo com o cigano Rogério Ribeiro, “É preciso que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues apresente uma agenda emergencial no combate à violência contra as famílias ciganas”, pede a RBPC.
“Ninguém – seja um indivíduo ou seja o Estado – tem o direito de determinar que vidas são dignas de serem vividas ou que vidas não podem ser vividas”.
Dos fatos/sequestros
A primeira vítima de sequestro que chegou ao conhecimento da RBPC foi em fevereiro na região metropolitana de Salvador, o nome não foi revelado, o segundo sequestro a vítima de 18 anos sofreu pela segunda vez em Santo Antônio de Jesus no dia 6 de abril, os bandidos abandonaram o veículo Corola Prata na cidade (tudo indica que retiraram o jovem do veículo), ele ficou por cerca de três dia no cativeiro após o pagamento que não foi revelado a quantia, a terceira vítima foi em Maracás no domingo dia 21 de abril, ele estava em casa jogando dominó quando ao bandidos encapuzados o sequestraram, o cigano apanhou muito, amarraram ele e rasparam a cabeça dele, e sofreu um corte grande levando muitos pontos na cabeça, a família conseguiu ajuda de outros ciganos e pagaram o resgate, a vítima foi largada no dia 23 de abril em milagres próximo de uma fazenda estrada de chão. Esses bandidos estão de olho em dois ciganos de Itiruçu que fugiram da cidade.
Nesta quinta-feira (6/06), em Ibirataia o cigano Flávio foi sequestrado por quatro bandidos fortemente armado, após a família pagar o resgate, o Cigano Flávio Foi liberado nesta sexta fera (7/06) em Feira de Santana.
- No dia 25/04 em Itiúba por volta das 7h três sequestradores tentaram sequestrar um cigano, porém sem êxito,
- O sequestro aconteceu por volta das 18h30 de quarta-feira (26/04), na porta da casa da vítima, no Parque da Mangaba em Camaçari, quatro bandidos armados anunciariam o sequestro, agrediram a mãe da vítima, e levaram Riquelme de Oliveira (17 anos), segundo testemunha o carro parecia com um Polo Branco. A vítima ficou cinco dias em poder dos bandidos só foi liberado quando a família pagou R$ 70 mil, pulseiras e cordão de ouro.
- No dia 19/05, mais um sequestro em Santo Antonio de Jesus, segundo informações essa foi a segunda vez que o cigano Kauã foi sequestrado ele é filho do cigano Valdo, a informação que chegou que o resgate foi pago, R$ 250 mil.
- Na quinta-feira 30/05 por volta das 8h, o cigano Siron estava trafegando com seu veículo Argo em Morte Gordo, quando foi surpreendido por três bandidos fortemente armados em um veículo Gol Branco placa adulterada de Ford Ka-PKA-6823, do lado do seu veículo, a vítima acionou bruscamente uma macha ré e evadiu da mira dos bandidos que seguiram em direção a Salvador.
- Dia 1° de junho um veículo sedan branco não identificado passou rondando a casa do cigano Riquelme. Ono Parque da Mangaba em Camaçari.
Dados dos sequestros de ciganos na Bahia
Em 2021 foram 21 ocorrências, entre sequestros e extorsões que tomamos conhecimento.
Em 2022 foram 20 ocorrências, entre sequestros e extorsões que tomamos conhecimento.
Em 2023 foram 10 ocorrências, entre sequestros e extorsões que tomamos conhecimento.
Em 2024 até o mês de junho foram quatro sequestros e duas extorsões que tomamos conhecimento.

Das mortes dos ciganos
Os policiais militares Emerson Severo da Silva e Neilo Carlos Souza Silva foram denunciados nesta terça-feira (20/02/2024), pelo Ministério Público, pelo homicídio do jovem cigano Lindomar Santos Matos, de 15 anos, em 2021, no Sudoeste.
Nesta terça-feira (07/03/2023), por volta das 14h27, o Cigano Lourival Gama de Simões Filho, reagiu a uma tentativa de sequestro e trocou tiro com bandidos que estavam em um veículo Nil Fiesta Plata, as câmaras da rua registrou a ação dos assaltantes, a vítima foi alvejada comum um tiro na barriga, sendo socorrido por familiares.
2ª Promotoria de Justiça de Ipiaú/BA/ Apuração da Morte do Cigano Amon Santos da Gama, fatos ocorridos em 20/08/2023 as 22h30 (hora aproximada) na estrada vicinal Ipiaú X Fazenda do povo, ponto de referência Horta comunitária- (via pública).
O cigano Iomar Barreto Cabral foi encontrado morto, dentro de um veículo, na BR-116, na terça-feira, 3/10/2023. O carro estava na BR-116, próximo a cidade de Rafael Jambeiro (BA).
O cantor, cigano, identificado como Maik da Gama Ramos, foi executado com vários tiros neste sábado (16/12/2023) enquanto deixava uma barbearia no bairro Gleba E, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Ele era conhecido como “Maik Cigano”.
A vítima identificada como cigano Averinaldo Alves dos Santos, 41 anos, foi morta a tiros no interior da própria residência. Por volta das 14h desta quarta-feira (06/09/2023), a 36ª CIPM deslocou fora uma guarnição do 1º Pelotão, até a rua Boa Esperança, no bairro Cristo Rei, em Dias D’ávila
O cigano Elcir Alves de 52 anos foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (23/11/2021), no bairro Garcia d’Ávila, em Dias d’Ávila. De acordo com informações apuradas pelo Mais Região, a vítima estava em casa quando dois homens, não identificados, chegaram atirando. O crime ocorreu por volta das 19h30, no próximo à Praça Elis Regina
As primeiras mortes aconteceram na cidade de Dias d’Ávila por volta das 19h30 desta terça-feira (11/01/2022). O casal Orlando Alves, 59 anos, e Luciene Alves de Oliveira, 56, estava dentro de casa quando foi baleado por um homem numa moto. Já em Camaçari, o irmão e dois sobrinhos de Orlando estavam da porta da residência quando tiveram os corpos perfurados por balas por volta das 7h30 desta quarta-feira (12/01/2022) – moradores da Rua Serra Verde, da localidade de mesmo nome, acordaram com os tiros efetuados contra o irmão e sobrinhos de Orlando, Alcides, de 76 anos, e Nilson Alves, de 44 anos, que foram atingidos e morreram em frente à igreja Assembleia de Deus Peniel – ao lado da casa onde moravam. Três ciganos foram baleados na porta de casa – dois deles morrem no local.
O assassinato aconteceu na noite desta quinta-feira (13/01/2022), na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. A vítima foi identificada como Luciano Ramos de Souza, de 46 anos. Ele era empresário e chefe da comunidade cigana do município.
Caso aconteceu em Feira de Santana, nesta segunda-feira (14/08/2023). Quinta vítima foi baleada na perna. Não há informações sobre motivação; as vítimas foram identificadas como Amilton Valadares, de 50 anos, Agnaldo Souza Júnior, de 35 anos, Altamir Santos, 27, e Jofre Souza, de 49 anos. Uma mulher de 40 anos que foi atingida é esposa de um dos mortos e está internada. A sexta vítima não foi identificada e não há informações sobre qual parte do corpo ela foi atingida.
Na manhã desta sexta-feira (7/06) em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o cigano Agilson Ribeiro Dantas, de 58 anos, foi executado com mais de 10 tiros.
O Cigano Deolan Pereira da Silva, de 36 anos. O crime aconteceu no dia (03/4/2023) três de abril, dentro de um lava-jato, no bairro Redenção, também em Teixeira de Freitas e teria desencadeado a morte de Dione.
Um homem, de 29 anos, cigano Dione, foi morto a tiros nesta sexta-feira (28/04/2023). O crime aconteceu na Avenida Almirante Barroso, no centro de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil da cidade, três homens foram presos em flagrante pelo crime.
O Cigano Alex Santos França morre em confronto com policiais em Cocos da 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (30ª CIMP), em Cocos, no oeste da Bahia.
As mortes dos ciganos Genival da Gama, 46 anos, e Josival Cordeiro da Gama, 18, pai e filho, vítimas de disparos de arma de fogo.
Segundo informações da Polícia Civil, o duplo homicídio aconteceu na manhã desta segunda-feira (15/1/2024), no Loteamento Vila Laura, centro daquele município.
A morte da adolescente cigana Hyara Flor Santos Alves, 14 anos, vítima de um tiro. O caso ocorreu dentro da casa em que a jovem morava, em Guaratinga, em uma comunidade cigana, no extremo sul da Bahia. A família da garota acredita que o crime tenha sido cometido pelo marido de Hyara, da mesma idade, motivado por vingança. A adolescente foi morta em 6 de julho de 2023- (6/07/2023)
A Chacina de Jequié aconteceu em (4/10/2023), os nomes foram informados sendo: Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos, e grávida de nove meses; Laiane Andrade Barreto, cinco anos; Elismar Cabral Barreto, 23; Sulivan Cabral Barreto, 35; Maiane Cabral Gomes, 45 e Lindivoval de Almeida Cabral, 66 anos.
A morte do cigano Reinaldo Guilherme Fernandes Dourado, 21 anos, na manhã desta quinta-feira (15/02/2024), na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. O jovem, que pertence a comunidade cigana, estava na porta da casa do tio quando foi atingido pelos disparos.
A vítima, identificada como Gerisvaldo Oliveira Dourado, conhecido como “Léo Cigano”, 47 anos estava na porta do imóvel quando foi atingido no tórax e na cabeça (31/02/2024), O crime ocorreu na cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste do estado da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é um primo da vítima, que está foragido.
Autor/Imagens :Ascom/RBPC