Na manhã desta quinta-feira (29/05), o presidente da Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC, cigano Rogério Ribeiro esteve na secretaria municipal de saúde de Caucaia para protocolar o projeto Hortas Comunitárias nos Postos de Saúde de Caucaia/CE- PHCPSC: Promovendo a saúde e a segurança alimentar e nutricional nas Comunidades.
De acordo com o cigano Rogério Ribeiro o projeto de hortas em unidades de saúde tem como objetivo promover a alimentação saudável, a educação em saúde e a participação da comunidade, “A iniciativa envolve o plantio de hortaliças e ervas medicinais nas áreas ociosas das unidades, estimulando o cultivo e a produção de alimentos frescos para consumo” destacou o presidente.
Posto de saúde
A ideia é implementar o PHCPSC sendo piloto no Posto de Saúde Francisco Djalma Soares, localizado na Rua Santa Luzia, 1900-1950 – Tabapuazinho, Caucaia/CE, na unidade existe grande área ociosa perfeita para a execução do projeto, “O secretário de Saúde, Moacir Soares é um homem de visão ampla acreditamos que ele vai abraçar essa proposta” disse o cigano Rogério Ribeiro.
No art. 5º A prefeitura de Caucaia através da Secretaria de Agricultura e do IMAC farão a instalação dos canteiros, assistência, administração de aulas práticas para habilitada os pacientes do PHCPSC:
Parágrafo único: Os alimentos dos canteiros uma parte vai para a merenda escolar e para os pacientes dos canteiros cuidadores.
OBS: Esse percentual ou quantidade será ainda revista pela organização.
Restando produtos excedentes, após a partilha entres os participantes do programa, estes deverão ser doados á unidades escolares públicas ou para famílias carentes.
Parceiros
A prefeitura de Caucaia através da Secretaria de Agricultura e do IMAC farão a instalação dos canteiros, assistência, administração de aulas práticas para habilitada os pacientes do PHCPSC.
As mudas, palestras e oficinas, a Secretaria de Saúde, trabalhando conceitos de preservação da saúde, qualidade de vida e alimentação saudável com grupos de prevenção de obesidade, diabetes e hipertensão, além de outros usuários. mantendo o projeto ativo e aberto nas unidades básicas de saúde, levando informações como a importância dos nutrientes existentes na alimentação sem agrotóxicos proporcionados pelas hortas, além de sempre mantê-las abertas à comunidade,
No Art. 7º Depois das entregas dos canteiros aos pacientes deverá zelar pela limpeza do terreno cedido, mantendo o livre de focos de doenças, não se impondo qualquer ônus, com a supervisão da secretaria de agricultura e IMAC.
Importante
Promove a alimentação saudável: A horta proporciona acesso a alimentos frescos e nutritivos, incentivando o consumo de hortaliças e legumes.
Educacional: O projeto oferece oportunidades de aprendizado sobre cultivo, alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente.
Engajamento da comunidade: A participação de moradores e profissionais de saúde fortalece o vínculo entre a comunidade e a unidade de saúde.
Promoção da saúde mental: O cultivo de hortas pode reduzir o estresse e melhorar o bem-estar, promovendo a saúde mental e o autocuidado.
Parcerias intersetoriais: A horta pode ser um espaço de diálogo e colaboração entre diferentes áreas, como saúde, educação e agricultura.
Autor/Fotos: Ascom RBPC