Nesta segunda-feira (16/12), representantes da Rede Brasileira dos Povos Ciganos-RBPC e do Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará- FOCOPTRACE, participaram da agenda do governador Elmano de Freitas com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, proporcionando avanços nas áreas da administração pública, defesa das mulheres e gestão de imóveis públicos, em ação integrada com o Governo do Ceará.
Certificados
Na oportunidade receberam certificados Amigo (a) dos Povos Ciganos, Elmano de Freitas, Ministra Esther Dweck e também o Superintendente da SPU/CE, Francisco Fábio de Sousa Galvão.
Demandas e projetos
Os representantes, cigano Rogério Ribeiro, Cigano Dirceu Ferreira, Cosme Damiao, Ataliba Ferreira, Pai Ricardo e as ciganas Kassandra e Shoraya entregaram em mãos um ofício para o governador Elmano de Freitas com demandas e projetos e falaram sobre as necessidades dos PCTs.
O governador Elmano de Freitas, “Dentro das possibilidades e com muita responsabilidade e comprometimento, o que estiver ao alcance do governo será feito. Cuidar das pessoas é o nosso dever e, estamos trabalhando para oferecer mais qualidade de vida, acesso aos serviços públicos e oportunidades” disse Elmano.
Para e presidente da RBPC e Coordenador do FOCOPTRACE, cigano Rogério Ribeiro, “Estas demandas e propostas são levantamentos realizados junto as instituições que compõe o Fórum, situações nas mais variadas áreas e que, sendo atendidas, certamente trarão impacto positivo para os PCTs” destacou o cigano.
Algumas demandas e projetos
**Ampliação das doações de cisternas para os povos ciganos e Povos de Terreiros;
**Criação de uma feira de agricultura familiar noturna para incentivar o comércio local;
**Criação de um programa de requalificação de espaços públicos degradados e recuperação de áreas degradadas.
**Fortalecer e equipar a Defesa Civil e formar Brigadas de Incêndio por núcleos de bairros ou regiões;
**A água e a biodiversidade são essenciais para a vida na Terra e para o equilíbrio ecológico:
**Concessão de Terrenos Públicos: Propõe-se a concessão de terrenos públicos subutilizados para organizações não governamentais, permitindo a criação e manutenção de hortas comunitárias, quintais produtivos e sistemas de cultivo, fortalecendo a segurança alimentar.
**Apoio às Formações Afro-Pedagógicas: Sugere-se o incentivo à formação afro-pedagógica nos terreiros, valorizando e respeitando as tradições culturais afro-brasileiras.
**Dispõe sobe a criação da política estadual contra o etarismo, com o objetivo de combater a discriminação e promover a igualdade de oportunidades entre as diferentes faixas etárias.
**Criar centros de convivência para difusão e fomento à cultura das diversas etnias, com o estabelecimento imediato dos centros de cultura indígena, de tradições afro-brasileiras, ciganas e de outros grupos étnicos discriminados.
Autor: Ascom RBPC/ Fotos Ascom/GOV