A Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC) marcou presença na X edição do Herança Nativa, acontecendo no Sesc Iparana, entre os dias 8 e 12 de novembro. Essa edição especial trouxe à tona a riqueza das tradições ciganas, promovendo uma verdadeira imersão cultural.
O evento repleto de momentos de troca e expressão, onde o público vivencia a essência de um povo que, ao longo dos séculos, contribuiu com a formação da diversidade cultural brasileira. A apresentação da RBPC foi um espetáculo de cores e sons. Músicas tradicionais ciganas Com a dupla Bernardo e Emanuel, embalaram o ambiente, transportando a audiência para uma viagem pelas raízes e histórias desse povo. Também duas grandiosas palestras “ A cultura Cigana e seus desafios) com o cigano Rogério Ribeiro e “ Famílias Ciganas no SUAS” com o cigano Cosme Damiao.
A dança, com as ciganas Kassandra e Shoraya, com seus movimentos vibrantes e intensos, representou a liberdade e o espírito nômade dos ciganos, enquanto os trajes coloridos e os passos expressivos contaram histórias ancestrais e compartilharam a beleza dessa cultura. O artesanato cigano, exposto no evento, encantou os visitantes com sua riqueza de detalhes e autenticidade.
Peças únicas, feitas à mão, foram exibidas para que o público compreendesse o valor do trabalho artesanal como parte do sustento e expressão cultural dos ciganos. Cada item refletiu a habilidade, paciência e identidade do povo cigano.
Leitura de mão
Além disso, os visitantes puderam vivenciar um momento emblemático com a tradicional leitura de mãos, com as ciganas do bairro Sumaré de Sobral e na que permitiu uma experiência mística e introspectiva. As leituras foram realizadas de forma respeitosa, ressaltando essa prática como uma herança cultural e uma forma de autoconhecimento, trazendo reflexões sobre o futuro e a própria jornada de vida.
Na culinária cigana
Outro ponto alto foi o preparo do porco na brasa, uma das tradições culinárias mais celebradas e que simboliza a união familiar e o espírito de partilha. Esse prato, apreciado por seu sabor único e preparo cuidadoso, trouxe ainda mais autenticidade ao evento, permitindo que os presentes experimentassem a hospitalidade cigana e se aproximassem ainda mais das tradições.
De acordo com o presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro, “Participar da X edição do Herança Nativa no Sesc Iparana foi para nós mais uma oportunidade de valorização e preservação da cultura cigana, promovendo uma maior compreensão e respeito pelas tradições de um povo que continua a enriquecer a cultura brasileira, mesmo com tanto preconceito e discriminação, o cenário é uma demonstração viva da nossa existência, através da música, dança, artesanato, e prato típico, a RBPC reafirma o papel da cultura cigana como uma parte inseparável do patrimônio cultural do Brasil” destacou cigano que acrescentou a X edição do Herança fecha com chave de ouro na terça-feira (12/11) com a dupla Dirceu e Ataliba com o espetáculo viola cigana , dança cigana com o casal Karina e Junior, e a excelente palestra com o Cigano Joaquim.
Parabéns
A RBPC, agradece ao Sesc, Fecomercio através do Luiz Gastão, Claudia Brilhante, Henrique Javi, Talita, Paulo Leitão e todos que fazem parte deste espetáculo.
Serviço
Uma programação com rodas de conversas, vivências, trilhas, oficinas, apresentações artísticas, práticas alimentares, desfiles, feira de produtos artesanais e o Conversas Flutuantes, tudo gratuito.
Herança Nativa 10 anos
Data: 08 a 12 de novembro
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico
Horários: 08/11: 18h às 23h
09 a 11/11: 8h às 12h / 13h às 22h
12/11: 8h às 12h
Programação: https://encurtador.com.br/YnVTn
*Gratuito
Show de abertura: Lagosta Bronzeada
Data: Sexta-feira 08 de novembro
Horário: 21h.
Autor/Fotos: Ascom RBPC/Fotos: Savio e divulgação