O espaço se transformou em um território de diálogo, espiritualidade e mobilização social.
A Rede Brasileira dos Povos Ciganos (RBPC/BA), através da coordenadora estadual, Calin Ely Macêdo e da coordenadora de cultura, Isa Oliveira, nesta quarta-feira (5/11), marcaram presença no 7° Acampamento Terra Livre Bahia, uma das maiores assembleias dos Povos Indígenas do estado, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O evento, que reúne lideranças indígenas de diferentes territórios, representantes de movimentos sociais, organizações parceiras e órgãos públicos, tem como objetivo fortalecer a luta pelos direitos dos povos originários, reafirmar a resistência frente às violações históricas e debater políticas públicas voltadas à terra, à cultura e à dignidade humana.

A participação da RBPC/BA no acampamento representa um importante gesto de união entre povos tradicionais, mostrando que ciganos e indígenas compartilham histórias de luta, resistência e preservação cultural. Durante o evento, representantes da RBPC dialogaram com lideranças indígenas sobre pautas conjuntas, como o combate ao preconceito, o fortalecimento das políticas de inclusão e o respeito às identidades ancestrais.
O 7° Acampamento Terra Livre Bahia também contou com momentos culturais, apresentações artísticas e rituais tradicionais que celebram a diversidade dos povos da Bahia.

Para Ely Macêdo “Quando os povos tradicionais se unem, a voz da resistência ecoa mais forte. Somos todos parte da mesma terra e da mesma luta. A RBPC busca promover alianças entre lideranças e movimentos sociais que defendem os direitos humanos, territoriais e ambientais.” disse Ely.
“O espaço se transformou em um território de diálogo, espiritualidade e mobilização cultural e social” pontuou Isa Oliveira.
De acordo com o presidente da RBPC, cigano Rogério Ribeiro “A RBPC reafirma, assim, seu compromisso em defender os direitos dos povos ciganos e apoiar todas as lutas que buscam justiça, reconhecimento e igualdade” destaca o presidente.

Mobilização
O Acampamento Terra Livre é uma mobilização realizada pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), com apoio do Governo do Estado. O evento teve início no último domingo (2/11) e segue até a quinta-feira (6//), com a participação de mais de 30 povos originários existentes em território baiano.
Atualmente a Bahia
Atualmente a Bahia possui 233 etnias indígenas registradas em todo o estado. Segundo informações do Mupoiba, a Bahia é o estado brasileiro que hoje abriga a segunda maior população indígena do país. São cerca de 280 mil indígenas, dos quais, aproximadamente 80 mil vivem em territórios tradicionalmente ocupados, distribuídos em 54 municípios. Os demais estão presentes nas áreas urbanas dos 417 municípios baianos.
Autor: RBPC com informações; Fotos; RBPC/BA











