Que as propostas da conferência venham atender a toda comunidade, diz Surita

830

conf. da assist. social

Regionalização, Gestão, Financiamento e Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) está sendo o principal foco da IX Conferência Municipal da Assistência Social de Boa Vista, que teve início ontem e encerra nesta quarta-feira (31/07).  O encontro acontece no auditório do Pronat, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A prefeita de Boa Vista Teresa Surita (PMDB) e o vice-prefeito Marcelo Moreira (PSDB), participaram da solenidade de abertura, ao lado dos profissionais do Suas.

A prefeita iniciou sua fala cumprimentando todos (as) na pessoa do seu vice-prefeito, Marcelo Moreira. “A gente se incorpora num só” destacou, em seguida pediu que os participantes procurassem elaborar propostas de acordo com a realidade local e lembrou “Rio Grande do Sul é totalmente diferente da nossa” que as propostas desta conferência venham atender as pessoas por iguais. Na oportunidade Surita afirmou que vai retornar todos os projetos sociais. “terminaram com vários projetos e os locais um deles é o projeto crescer. Vamos resgatar e atender” finalizou Surita.

A conselheira Aldenora Gonzales, do Conselho Nacional de Assistência Social e também de um representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ressaltou ser neste evento, o momento de participação que se torna possível, usuários, trabalhadores da área, prestadores de serviços, entidades e organizações de assistência fazerem proposituras de ações para o melhoramento e condução da política. A coordenadora do Cras,Lucia Santos “Para nós é muito importante a realização desta conferência, com a participação da comunidade e dos usuários do Suas fazendo parte de um debate franco, aberto e democrático, com o intuito de buscar a melhoria para o atendimento do Suas” destacou Lúcia.

 

Eixos

Serão debatidos seis eixos: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social (Eixo 1); Gestão do Suas: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação (Eixo 2); Gestão do Trabalho (Eixo 3); Gestão dos serviços, programas e projetos (Eixo 4); Gestão dos benefícios no SUAS (Eixo 5); e Regionalização (Eixo 6). No final, serão votadas as propostas para a Conferência Estadual e eleitos seis delegados. O evento é coordenado pela Secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (31)
8h – Acolhida e Momento Cultural
8h30 – Orientação dos Grupos de Trabalho
8h45 – Trabalho de Grupo
10h45 – Trabalho em Grupo
11h45 – Entrega dos Relatórios
14h30 – Plenária Final (Votação das Propostas dos Grupos)
16h30 – Leitura das Moções
17h – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
17h30 – Encerramento

Autor/Rogério Ribeiro/Fotos/Adilson Sousa.