Durante dois dias, 13 e 14 de maio, conselheiros do Conselho Estadual da Pessoal com Deficiência de Roraima (Coede) estarão participando de uma capacitação, que será ministrada pelo representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (AMPID), o promotor de Justiça do Pará Waldir Macieira.
O evento vai acontecer pela manhã e tarde, nos dois dias, na Escola de Aplicação, localizada na Universidade Federal de Roraima. Conta com a parceria do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
De acordo com a vice-presidente do Coede em Roraima, Maria Auxiliadora Evangelista, a capacitação pretende contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio de competências individuais, possibilitando uma maior eficácia nas ações promovidas pelo Conselho.
Os temas abordados durante a capacitação são variados, tais como “Direito da pessoa com deficiência”, “Responsabilidade, atribuições, direitos e deveres do Conselho” e “Legislação e as demandas do Conselho”.
A conselheira observa que essa é a primeira capacitação voltada aos conselheiros e que a meta é a busca pela qualidade no exercício do trabalho de fiscalização, aperfeiçoando e fortalecendo suas atuações.
“O Coede é um conselho relativamente novo, recém-instituído e que pretende trabalhar de forma atuante, mais presente, buscando a garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, disse.
O Coede é vinculado administrativamente à Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setrabes).
Ascom/ PMBV foto: Ilustrada