No município de Piripiri, cidade localizada no norte do Piauí, a 164 km de Teresina-PI, está sendo idealizado, realizado o projeto “Compartilhando moda”.
O referido projeto de ensino e extensão, tem a coordenação, Camila Maria Albuquerque Aragão, Professora do IFPI – Campus Piripiri e com Participação na Execução do Projeto os alunos da turma de Design de Moda 2016.1 (IFPI – Piripiri).
O projeto Compartilhando Moda pretende arrecadar estes bens de consumo que sobram para uns, como: roupas, calçados e acessórios – feminino, masculino e infantil – através de doações, estas peças receberão interferências feitas pelos alunos do Curso de Design de Moda através de customização e reformas nas peças. As pessoas compartilham suas peças que não mais usam e nossos alunos compartilham seus conhecimentos de moda nestas peças. Desta forma, com solidariedade e criatividade, compartilharemos moda, pensando a partir da revitalização destas peças, que serão renovadas para o uso, pelas mãos dos nossos discentes, gerando menos descarte ao meio ambiente e proporcionando a experiência de uma roupa nova à quem precisa.
Proposta
O projeto tem como proposta a experiência de revitalizar a peça, como um novo produto, por isto mesmo, montaremos uma estrutura de uma loja na Praça da Bandeira, em Piripiri, onde as peças serão expostas como numa loja, arrumadas e etiquetadas, aguardando seus novos donos, que serão convidados, através da distribuição de cupons em comunidades carentes.
As peças serão doadas para pessoas carentes, que serão convidadas através de seleção por nossos alunos em algumas comunidades que serão visitadas pelo projeto.
Aliar a teoria à prática
Observando a necessidade de aliar a teoria à prática para os alunos que estão cursando a graduação em Design de Moda e, a partir de conteúdos relacionados à descarte e sustentabilidade na moda, discutidos na disciplina de Fundamentos do Design, pretende-se proporcionar aos discentes a experiência prática de uma atividade desenvolvidas por eles, estendendo-se à comunidade, que possibilite à eles expressar a criatividade e compartilhar seus conhecimentos de design e moda, minimizando o descarte de produtos moda através de sua revitalização. Considera-se ser de grande valor para a formação profissional e acadêmica de nossos educandos a oportunidade desta experiência, unindo os conteúdos de sala de aula à realidade local, para uma vivência que proporcione a reflexão sobre a ação do planejamento e execução desta atividade.
Objetivo
O projeto tem como objetivo específico, transformar roupas doadas em peças novas, reutilizáveis, prontas para serem doadas; montar uma estrutura básica de show room/loja, para proporcionar ao público que será atendido a experiência de adquirir um produto novo.
Autor: Da redação com sebastiao.rededenoticias/Foto: Divulgação