Programa Médico da Família Ceará oferta novas vagas para capital

811

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues anuncia mais um processo seletivo para o Programa Médico da Família Ceará. O edital (23/2019) foi lançado nesta terça-feira, 20 de agosto, e visa o preenchimento de 44 (quarenta e quatro) vagas de discentes para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS) – Programa Médico da Família Ceará. As inscrições iniciam-se também em 20 de agosto e seguem até às 13h, do dia 2 de setembro. O processo seletivo se dará em etapa única, por meio da aplicação de prova teórica escrita e objetiva, programada para o dia 15 de setembro.

Os profissionais aprovados no certame irão atuar nos postos de saúde localizados em comunidades da Capital, como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária e das equipes de Estratégia da Saúde da Família. Com investimento de quase R$ 10 milhões do Tesouro Estadual, a ação faz parte do programa Juntos por Fortaleza, conjunto de investimentos públicos pactuados entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza.

O Programa Médico da Família Ceará foi regulamentado pelo Governo do Ceará por decreto assinado em março de 2019, com o objetivo de estimular a qualificação e valorização de profissionais da Saúde no âmbito da atenção primária. Os médicos integrantes da política pública são qualificados por meio de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), ofertado pela ESP/CE.

A formação dos médicos em serviço pelo programa terá duração máxima de um ano, com pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 11.865,00, além de carga horária que contemplará 1.920 horas distribuídas entre atividades práticas de treinamento em serviço, atividades didáticas presenciais e/ou a distância, que inclui a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e outras definidas pela coordenação do Programa.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom