Profissionais de saúde da Prefeitura de Boa Vista são capacitados para realização de teste rápido de HIV

671

_CapacitaçãoOs profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde participam esta semana de uma capacitação sobre a realização de teste rápido, para o diagnóstico da HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e C. A capacitação acontece na Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS), com a participação neste primeiro momento de 50 profissionais, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos.

A finalidade, de acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Lopes, é não somente inserir profissionais na rede, mas capacitá-los no atendimento ás pessoas. “Com a saída e a entrada de novos profissionais por meio do concurso, algumas unidades perderam os profissionais que realizavam esses exames. A nossa meta é que todas as unidades tenham pessoas capacitadas para a realização do teste, principalmente o grupo prioritário, como as gestantes e as pessoas em situação de risco”, destacou o secretário.

Divididos em duas turmas eles recebem orientações específicas de como realizar os testes nas unidades de saúde. “É uma capacitação muito importante e necessária, principalmente no caso de atendimentos ás gestantes, que poderão realizar o teste na própria consulta, em vez de ser encaminhada a outro local. E caso o resultado seja positivo, ela já inicia o tratamento com a medicação para proteger o seu bebê, momento importante para a saúde do município” explicou Neusa Nascimento, multiplicadora para realização dos testes pelo Ministério da Saúde.

Enmily Feitosa, 22, é enfermeira há um ano, ela trabalha na Unidade de Saúde Olenka, no bairro Caimbé, ela disse ser mais que necessário essa capacitação. “Muito importante, por se tratar de um teste que não é comum e precisa de um conhecimento técnico e específico, que vem diferenciar e diagnosticar várias doenças, como a Aids, por exemplo, com o treinamento teremos mais segurança na hora de atender o paciente”, disse.

Das 32 unidades básicas de saúde do município, mais de 10 oferecem a realização do teste rápido, para diagnóstico das doenças. Após a capacitação, todas as unidades passarão a oferecer o exame.

Secom: PMBV