Não é preciso andar muito para encontrar animais como cavalos soltos pelas ruas em Iguatu. Moradores convivem diariamente com essa situação e se queixam dos inúmeros problemas que causa: sacolas de lixo rasgadas, ruas emporcalhadas com fezes, infestação por carrapatos, sem contar os transtornos no trânsito para veículos e pedestres, com o risco de acidentes. Na Avenida Nilton Correia Lima cavalos (foto) circulando pela via.
Há casos em que os animas são soltos a noite pelo proprietário que utiliza para o serviço de tração animal e no dia seguinte novamente repete a mesma conduta. Podendo causar acidentes graves de trânsito, exemplo foi o acidente fatal envolvendo um veiculo e um cavalo na pista, nas proximidades da entrada do Bairro João Paulo II, resultou na morte do empresário, José Anderson Martins Bezerra, tinha 28 anos, conhecido como Anderson importado.
Os cavalos doados
Esses cavalos soltos deveriam ser capturados e doados para as pessoas com propriedade rural, que assinam um termo de responsabilidade assumindo o compromisso de cuidar bem do animal.
Penalidade
A falta de ação e de campanhas de conscientização por parte da prefeitura municipal de Iguatu é visível. A falta de multas rígidas aos infratores são medidas que a prefeitura deixa de aplicar para enfrentar o problema.
Captura de animais
Atualmente, a prefeitura não recolhe os cavalos soltos nas ruas ou com denúncia de maus tratos.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro