Primeira turma de policiais estaduais comemora 13 anos de efetivação com homenagens

616

“Comandante Geral da PMRR, Cel. Edison Prola, oficiais homenageados e policiais da primeira turma durante confraternização no QCG”

Nesta quarta-feira, 24, comemora-se 13 anos de ingresso nas fileiras da Polícia Militar de Roraima da primeira turma de policiais estaduais por meio de concurso público. A data foi comemorada em uma recepção dos policiais pelo Comandante Geral da PMRR, Cel. Edison Prola, como forma de enaltecer a atuação de todos nos mais diversos setores da instituição.

A confraternização com os policiais militares da primeira turma (2000) ocorreu na sede do Comando Geral, onde receberam Certificados de Reconhecimento pela atuação à época do ingresso dos policiais militares, o Coronel José Wilson da Silva; o instrutor da EsFA – Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Policiais Militares que deu nome à Turma, Capitão João Almeida, ambos na Reserva remunerada e o,  à época, Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Gleisson Vitória.

Em nome da Primeira turma, o Subtenente Francisnildo, do Corpo de Bombeiros e a Capitã Valdeane, da Polícia Militar falaram aos presentes sobre as conquistas durante estes 13 anos e agradeceram a lembrança da data pelo Comando Geral. “Nos sentimos muito gratificados para continuar nosso trabalho na instituição” destacou a Capitã Valdeane.

Emocionados, os homenageados agradeceram pelo reconhecimento aos trabalhos realizados na instituição durante o ingresso dos policiais estaduais. “Ser lembrado nesta data, nos deixa muito felizes em saber que pudemos contribuir para, e com a história da Polícia Militar de Roraima”, disse o Coronel Wilson.

Também esteve presente na solenidade, o deputado estadual, Cel. Gerson Chagas, que destacou as conquistas históricas da instituição com o ingresso dos policiais estaduais.  Além do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Leocádio Menezes, que frisou a importância da data, principalmente, no contexto histórico do Estado de Roraima.

O Comandante Geral da PMRR, Cel. Edison Prola enalteceu a primeira turma de policiais e enfatizou que todas as expectativas com o ingresso de policiais estaduais foram superadas. Principalmente o que diz respeito ao ingresso de mulheres na tropa. “Em no máximo dez anos, não haverá mais policiais do quadro federal, mas, somente estaduais. E reconhecer a atuação de quem faz parte dessa história de conquistas e lutas nos deixa bastante gratificados” afirmou.

Histórico

Participaram da comemoração, os 15 policiais transferidos para o Corpo de Bombeiros quando ocorreu a emancipação e que atuam naquela corporação militar. Além do Comandante Geral à época do ingresso dos policiais, Coronel Wilson da Silva e o, à época, instrutor da EsFA – Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Policiais Militares que deu nome à Turma, Capitão João Almeida, ambos que atualmente pertencem ao quadro da Reserva remunerada.

A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e trouxe como novidade a incorporação de policiais militares femininos, sendo que 39 mulheres compõem as fileiras da PMRR. Atualmente, 62 policiais da primeira turma permanecem nos quadros da Polícia Militar e outros 15 atuam no Corpo de Bombeiros.

Destaca-se ainda que, os policiais estaduais da primeira turma estão em ascensão na carreira militar, tanto que quatro deles foram promovidos à oficiais, sendo Um (01) Tenente Coronel e três (03) capitães. E os mais modernos da turma já estão concluindo o Curso de formação de Cabos na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS).

 

Ascom/foto: PMRR