Política partidária e voto limpo” é o tema da palestra a ser proferida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, amanhã (14), a partir das 8 horas, na 43ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, que está sendo realizada no Centro Regional Lago do Caracaranã, localizado no Município de Normandia.
Conforme explicou Campello, no evento serão apresentadas algumas estatísticas do eleitorado indígena no Estado, bem como os locais de votação. Ele comentou que será abordada ainda a importância de alguns projetos desenvolvidos no âmbito do Tribunal, como o Voto Ético, Meu Primeiro Voto e Justiça Eleitoral Itinerante.
“Nossa proposta é despertar a cidadania e a responsabilidade cívica dos brasileiros sobre a transformação e desenvolvimento do País por intermédio do exercício do sufrágio com ética e consciência. Um povo bem informado e estruturado em processo político participativo, certamente escolhe melhor partidos e candidatos, e está ciente do seu poder de fiscalizar atos políticos partidários de modo geral”, salientou.
O presidente do TRE-RR disse ainda que essa é a oportunidade de fomentar o interesse pelo exercício da cidadania e de estimular o desenvolvimento da consciência cívica dos eleitores a fim de que eles tenham ciência dos direitos e deveres políticos para cobrar a implementação das propostas feitas durante a campanhas dos parlamentares eleitos.