Prefeitura trabalha no combate ao analfabetismo

1100

A Prefeitura de Boa Vista está investindo em ações para acabar com o analfabetismo entre os alunos da rede municipal de ensino. Um diagnóstico realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Alfa e Beto revelou que 49% das crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental não são alfabetizadas.

A pesquisa aplicou um teste de alfabetização em 15.966 alunos e não obtive resultado satisfatório. As crianças apresentaram incapacidade para ler e escrever. O grupo também não conseguiu se comunicar formalmente por meio da escrita.

“Esta é uma situação gravíssima. Uma criança não alfabetizada tem o seu futuro comprometido. Nosso desafio é reverter esse quadro. Por isso, adotamos uma nova metodologia de ensino e investimos na valorização dos professores com o cumprimento da lei do piso nacional, tanto em termos salariais quanto de carga horária. Entendo que a educação é prioridade para o desenvolvimento de toda cidade”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

A nova metodologia aplicada em Boa Vista utiliza os fundamentos do ensino estruturado, que estimula o aluno na busca pelo conhecimento. Além disso, organiza, de forma sistemática e progressiva, os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina, fortalecendo o ensino. Para atender a nova proposta, a Prefeitura utiliza o programa e materiais produzidos pelo Instituto Alfa e Beto.

Na educação infantil o programa trabalha com o objetivo de fortalecer o aprendizado inicial do aluno, com ação preventiva para evitar falhas durante a alfabetização da criança. Já para os alunos do ensino fundamental, o programa de ensino estruturado fortalece os conteúdos de língua portuguesa, matemática e ciências e ao mesmo tempo corrige a deficiência da alfabetização.

Os alunos estavam com um grande déficit de aprendizagem o que gerava insatisfação dos pais e professores. O diagnóstico veio comprovar em dados o problema da alfabetização em Boa Vista. “O programa de ensino estruturado está agindo para prevenir e ao mesmo tempo sanar as deficiências no processo de alfabetização dos nossos alunos”, afirmou Teresa.

Este ano, a Prefeitura abriu mais 2.272 novas vagas e atende a 28.835 alunos em 91 unidades escolares. O Município também organizou e ampliou a rota do transporte escolar que agora beneficia os alunos de todas as comunidades indígenas e rurais da capital.

Ascom/ PMBV foto: PMBV